GravidApp 2.0: aplicativo móvel como proposta para o ensino na Enfermagem Obstétrica

  • Leonardo da C. Estevam UFPA
  • Claudiane S. S. Amorim UFPA
  • Adriano M. dos Santos UFPA
  • Fernanda C. Miranda UFPA
  • Marcos César da R. Seruffo UFPA

Resumo


Há crescentes tentativas de adequação dos currículos dos cursos superiores de saúde, como por exemplo a implementação de metodologias ativas que foquem no ensino-aprendizagem do aluno. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na melhoria do desempenho de estudantes de Enfermagem Obstétrica no cuidado à gestante. Como teste de usabilidade, foi implementado questionário adaptado do modelo Smartphone Usability questionnaire e aplicado em uma turma com dez estudantes de Enfermagem, cursando o componente curricular Enfermagem Obstétrica. Os resultados validam que o uso do aplicativo pode auxiliar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especificamente na área foco da pesquisa.

Palavras-chave: aplicativo educacional, ensino-aprendizagem, Enfermagem Obstétrica, teste de usabilidade

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Publicado
24/10/2022
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ESTEVAM, Leonardo da C.; AMORIM, Claudiane S. S.; SANTOS, Adriano M. dos; MIRANDA, Fernanda C.; SERUFFO, Marcos César da R.. GravidApp 2.0: aplicativo móvel como proposta para o ensino na Enfermagem Obstétrica. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1267-1276. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225832.