Jogos Digitais no diagnóstico/terapia do Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão de Literatura

  • Bruna Mota Barbosa UFJ
  • Marcos Wagner S. Ribeiro UFJ

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA)é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por critérios presentes nos domínios do déficit sociocomunicativo e do comportamento. No contexto do diagnóstico e terapia este trabalho se delimita a estudar e conhecer jogos digitais que se apresentem como solução auxiliar no diagnóstico e na terapia do TEA. Como metodologia, foi realizada uma RSL para compreensão, adequação e qualificação dos conceitos e métodos específicos relacionados ao TEA e que podem ser usados como especificidades de um jogo digital. Os resultados apontaram claramente para o uso destas tecnologias e ajudaram a construir uma taxonomia para avaliação de pesquisas relacionadas com a área.
Palavras-chave: Jogos Digitais, Revisão Sistemática, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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Publicado
24/10/2022
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BARBOSA, Bruna Mota; RIBEIRO, Marcos Wagner S.. Jogos Digitais no diagnóstico/terapia do Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão de Literatura. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1297-1306. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226101.