Jogos no Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): uma revisão integrativa

  • Cláudio Manuel Rodrigues Fiocruz
  • Flávia Garcia de Carvalho Fiocruz
  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fiocruz

Resumo


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma grande instituição brasileira que aborda a saúde em uma perspectiva ampla, não se limitando à biomedicina. Em seu esforço para se manter inovando na promoção da saúde, a instituição apresenta pesquisa e desenvolvimento de jogos. Este artigo apresenta uma revisão integrativa da produção de conhecimento relacionada a jogos da fundação. Entre os resultados, percebemos uma prevalência de artigos que tratam os jogos como material educacional e a ausência de publicações sobre abordagens muito difundidas, como os exergames. Concluímos que esta produção de conhecimento é crescente e necessita de um esforço institucional para torná-la articulada, visível e acessível para a população.

Palavras-chave: jogos, saúde, revisão integrativa, repositório institucional

Referências

Aarseth, E. (2001) Computer Game Studies, Year One. Game Studies, 1 (1).

Ercole, F. F., Melo, L. S. d., e Alcoforado, C. L. G. C. (2014) Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, 18 (1), pp. 9-12.

Huizinga, J. (2000) Homo ludens, Editora Perspectiva, São Paulo.

Juul, J. (2011) Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds, The MIT Press, Cambridge.

Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. d. C. P., e Galvão, C. M. (2008) Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, 17, pp. 758-764.

Roman, A. R., e Friedlander, M. R. (1998) Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare Enfermagem, 3 (2).

Souza, M. T. d., Silva, M. D. d., e Carvalho, R. d. (2010) Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8, pp. 102-106.

Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Dias, C. M., e Ribeiro, D. (2018) Gamificação: uma investigação sobre o conceito no contexto do SBGames. Apresentado em Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital — SBGames, Foz do Iguaçu
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Cláudio Manuel; CARVALHO, Flávia Garcia de; VASCONCELLOS, Marcelo Simão de. Jogos no Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): uma revisão integrativa. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1317-1325. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226122.