Oxygen - Um Gamebook para o Estudo da Anatomofisiologia Humana do Sistema Respiratório

  • Francieli Bonfanti UFCSPA
  • Lucila Gutierrez UFCSPA
  • Vinicius Maciel UEFS
  • Victor Sarinho UEFS

Resumo


Para direcionar o aluno a ser um protagonista de seu próprio aprendizado, o docente, enquanto mediador desse processo, pode melhorar o mesmo por meio de metodologias ativas, tornando-o mais lúdico. Neste sentido, e enxergando a lacuna que existe no limiar da diversão e do aprendizado, este trabalho apresenta o gamebook Oxygen, um jogo sério no formato EPUB voltado para o ensino e aprendizagem do estudo da anatomofisiologia humana do sistema respiratório. Trata-se de um jogo que apresenta mini-puzzles e quizzes voltados para elementos do processo respiratório, que proporcionam a aplicação de conhecimentos teóricos de uma maneira lúdica e inovadora.
Palavras-chave: Jogos Sérios, Gamebook, Jogos de Saúde, Sistema Respiratório

Referências

Baldo, A. P. V. (2017). Uso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana.

Castro, T. C. (2016). Técnica de gamificação aplicada à formação de competências em informática em enfermagem.

de Souza, F. M. G. and de Paulo, J. R. (2018). Gamificação na educação: Aproximações, estratégias e potencialidades. Revista Espacios, 39(40).

Franken, G., Van Goethem, T., and Joosen, W. (2021). Reading between the lines: An extensive evaluation of the security and privacy implications of epub reading systems. In2021 IEEE Symposium on Security and Privacy (SP), pages 1730–1747. IEEE.

Sarinho, V. T. (2021). Genebook: A game engine to provide electronic gamebooks for adventure games. In 2021 20th Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), pages 59–68. IEEE.

Vieira, T. and Santos, M. d. (2020). Pedagogical strategies and use of active methodologies in undergraduate nursing in times of coronavirus pandemic–covid–19. Research, Society and Development, 9(11).
Publicado
24/10/2022
BONFANTI, Francieli; GUTIERREZ, Lucila; MACIEL, Vinicius; SARINHO, Victor. Oxygen - Um Gamebook para o Estudo da Anatomofisiologia Humana do Sistema Respiratório. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1336-1340. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225361.