Jogo de tabuleiro sobre tuberculose como estratégia para educação em saúde

  • Sophia Yumi A. Ono UNEB
  • Mahara Leticia Bomfim Rezende UNEB
  • Valeska Carneiro da S. Gomes UNEB
  • Ana Catarina Moura da Silva UNEB
  • Ariane dos S. Ferreira UNEB
  • Suiane Costa Ferreira UNEB

Resumo


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, de grande impacto na saúde pública e é importante o uso de metodologia ativa para mediar a educação em saúde, potencializar o aprendizado e a participação da comunidade. Desse modo, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro “COF COF: Todos em surto” enquanto proposta didática e avaliativa de um componente curricular da graduação em Enfermagem, sendo seguidas as seguintes etapas: conceito, planejamento, prototipagem, produção e aplicação/avaliação. O jogo foi inicialmente testado em uma unidade de saúde em Salvador/BA, em conjunto com a aplicação do questionário MEEGA+.
Palavras-chave: Tuberculose, educação em saúde, jogo de tabuleiro

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Brasil 2019.

Dias, C.M et al. Semeando o Cuidado, um jogo cooperativo de tabuleiro sobre plantas medicinais e educação popular em saúde. SBC – Proceedings of SBGames 2021.

Michael, D.; Chen, S. Serious games: Games that educate, train, and inform. Thomson Course Technology, 2006.

Moreira, A. S. R; Kritski, A.L; Carvalho, A.C.C Determinantes sociais da saúde e custos catastróficos associados ao diagnóstico e tratamento da tuberculose. J. Bras Pneumol., v.46, n.5, 2020.

Novak, J. Desenvolvimento de games. Cengage Learning, 2011.

Raessens, J. A Taste of Life as a Refugee: How Serious Games Frame Refugee Issues. In: Skartveit, H.-L.; Goodnow, K. (Eds.). Changes in Museum Practice: New Media, Refugees and Participation. New York /Oxford: Berghahn Books, p.94-105, 2010.

Silva-Pires, FES et al. Construindo o protótipo do jogo “Infectando”: o papel do anti-herói aplicado no conceito de doenças. REnCiMa, v. 10, n.1, p. 65-84, 2019.

Petri, G.; Wangenheim, C.G; Borgatto, A.F. MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 03, p. 52-81, 2019.

Pivetta, FR et al. Trilhas da promoção emancipatória da saúde em diálogo com a Atenção Básica. In: Santos, IS; Goldstein, RA (org). Rede de pesquisa em Manguinhos: sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS. São Paulo: Hucitec, 2016.

Vasconcellos, M.S. et al. As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria & prática, v.20, n.4, 2017.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ONO, Sophia Yumi A.; REZENDE, Mahara Leticia Bomfim; GOMES, Valeska Carneiro da S.; SILVA, Ana Catarina Moura da; FERREIRA, Ariane dos S.; FERREIRA, Suiane Costa. Jogo de tabuleiro sobre tuberculose como estratégia para educação em saúde. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1351-1355. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225994.