Avaliação de um jogo em Realidade Virtual para usuários com comprometimento nos membros superiores

  • Barbara Sabrina Herrera Monje de Castro PUC Rio
  • Greis F. M. Silva-Calpa PUC Rio
  • Alberto Barbosa Raposo PUC Rio

Resumo


Este estudo apresenta sugestões para o design de uma terapia com exposição à Realidade Virtual. As sugestões foram obtidas a partir de uma avaliação de usuários interagindo com o jogo em RV desenvolvido por [Meireles et al. 2020]. O jogo requer a interação a partir da execução de 4 movimentos terapêuticos com as mãos (punho, rotação de pulso, flexão de pulso e flexão de dedos) para contribuir com a sua reabilitação. A avaliação identificou melhorias para o jogo relacionadas à mecânica do jogo, ao cenário, adversários, níveis e movimentos desde o ponto de vista dos usuários.

Palavras-chave: Avaliação, Jogo em 3D, Reabilitação física de membros superiores

Referências

Balista, V. G. (2013). Sistema de realidade virtual para avaliação e reabilitação de déficit motor. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, pages 16–18.

Ghozland, D. (2016). Designing for motivation, gamasutra, [link], Outubro de 2022.

Meireles, P. S., Silva-Calpa, G. F. M., and Raposo, A. B. (2020). Exploring direct user-interaction techniques in a virtual reality game for people with hand impairments. SBC-Proceedings of SBGames.

Palomares-Pecho, J. M., Silva-Calpa, G. F. M., and Raposo, A. B. (2021). End-user adaptable technologies for rehabilitation: a systematic literature review. Universal Access in the Information Society, 20(2):299–319.

Paulin, R. E. (2013). Mapeamento das relações entre perfis de jogadores, tipos psicológicos, emoções e componentes de jogos eletrônicos.

Pavão, S. L., Arnoni, J. L. B., Oliveira, A. K. C. d., and Rocha, N. A. C. F. (2014). Impact of a virtual reality-based intervention on motor performance and balance of a child with cerebral palsy: a case study. Revista Paulista de Pediatria, 32:389–394.

Santana, C. M. F. d., Lins, O. G., Sanguinetti, D. C. d. M., Silva, F. P. d., Angelo, T. D. d. A., Coriolano, M. d. G. W. d. S., Câmara, S. B., and Silva, J. P. d. A. (2015). Efeitos do tratamento com realidade virtual não imersiva na qualidade de vida de indivíduos com parkinson. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18:49–58.

Tori, R., Hounsell, M. d. S., and Kirner, C. (2018). Realidade virtual. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. [Internet]. Porto Alegre: Editora SBC, pages 9–25.

Vourvopoulos, A., Faria, A., Cameirão, M., and Bermúdez i Badia, S. (2014). Quantifying cognitive-motor interference in virtual reality training after stroke: the role of interfaces. In 10th International Conference on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies. ICDVRAT.
Publicado
24/10/2022
CASTRO, Barbara Sabrina Herrera Monje de; SILVA-CALPA, Greis F. M.; RAPOSO, Alberto Barbosa. Avaliação de um jogo em Realidade Virtual para usuários com comprometimento nos membros superiores. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1381-1385. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226168.