ArrasTE-A: Desenvolvendo habilidades em crianças autistas através de um jogo digital

  • Marcelo S. Siedler UFPel / IFSul
  • Rafael C. Cardoso IFSul
  • Jean Max S. Krebs IFSul
  • Tatiana A. Tavares UFPel

Resumo


Este artigo apresenta o ArrasTE-A, um jogo digital voltado a aprendizagem de crianças autistas em idade pré-escolar. Seu principal objetivo é ser uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento das competências trabalhadas pelos professores na sala de recursos. O jogo é formado por quatro fases que estimulam as crianças a praticar habilidades de pareamento, reconhecimento de formas geométricas, tamanho, identificação de animais e cores. O artigo detalha o processo de concepção e desenvolvimento do jogo. Além disso, o protótipo foi submetido a uma etapa de validação junto a professores que realizam Atendimento Educacional Especializado (AEE), que evidenciaram a relevância do aplicativo desenvolvido e propuseram melhorias para novas versões do jogo.
Palavras-chave: educação inclusiva, autismo, jogos digitais

Referências

Barbosa, C., Artoni, A., and Felinto, A. (2020). Jogos educativos para crianças com transtorno do espectro autista: auxílio na comunicação e alfabetização. Proceedings of SBGames, pages 663–672.

Boyd, L. E., Ringland, K. E., Faucett, H., Hiniker, A., Klein, K., Patel, K., and Hayes, G. R. (2017). Evaluating an ipad game to address overselectivity in preliterate aac users with minimal verbal behavior. In Proceedings of the 19th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, pages 240–249.

Branco, K. d. S. C., Pinheiro, V. M. d. S., Damian, A. L., and Marques, A. B. (2020). Investigating the first user experience and accessibility of educational applications for autistic children. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Cano, S., Palta, A., Posso, F., and Peñeñory, V. M. (2017). Towards designing a serious game for literacy in children with moderate cognitive disability. In Proceedings of the XVIII International Conference on Human Computer Interaction, pages 1–5.

Caro, K., Tentori, M., Martinez-Garcia, A. I., and Alvelais, M. (2017). Using the froggy-bobby exergame to support eye-body coordination development of children with severe autism. International Journal of Human-Computer Studies, 105:12–27.

Carvalho, L. T. and da Cunha, M. X. C. (2019). Abc autismo animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. XVIII SBGames, pages 875–882.

Chaabane, D. B. B., Alber-Morgan, S. R., and DeBar, R. M. (2009). The effects of parent-implemented pecs training on improvisation of mands by children with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, 42(3):671–677.

Christensen, D. L., Baio, J., Braun, K. V. N., Bilder, D., Charles, J., Constantino, J. N., Daniels, J., Durkin, M. S., Fitzgerald, R. T., Kurzius-Spencer, M., et al. (2016). Prevalence and characteristics of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, united states, 2012. MMWR Surveillance Summaries, 65(3):1.

Cordeiro, R. F., Ferreira, W. S., Aguiar, Y. P., Saraiva, J. A., Tardif, C., and Galy, E. (2018). The brazilian challenge to accessibility and digital inclusion for people with autistic spectrum disorders. In proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–9.

de Godoi, T. X., García, L. S., and Valentim, N. M. C. (2020). Evaluating a usability, user experience and accessibility checklist for assistive technologies for deaf people in a context of mobile applications. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

de Orientação, S. M. (2019). Grupo de trabalho saúde na era digital. Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dyrbjerg, P., Vedel, M., and Pedersen, L. (2007). Everyday education: Visual support for children with autism. Jessica Kingsley Publishers.

Farias, E., Cunha, M., and Souza, J. W. (2015). Abc autismo? uma aplicaçao mobile para auxiliar no processo alfabetizador de crianças com autismo. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 232.

Gomes, D., Pinto, N., Melo, A., Maia, I., Paiva, A., Barreto, R., Viana, D., and Rivero, L. (2021). Developing a set of design patterns specific for the design of user interfaces for autistic users. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–7.

Gomes, M. (2018). Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 18(14):28–38.

Horn, M. d. G. S. (2009). Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Artmed Editora.

Kamaruzaman, M. F., Rani, N. M., Nor, H. M., and Azahari, M. H. H. (2016). Developing user interface design application for children with autism. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 217:887–894.

Koumpouros, Y. and Toulias, T. (2020). User centered design and assessment of a wearable application for children with autistic spectrum disorder supporting daily activities. InProceedings of the 13th ACM International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments, pages 1–9.

Mascio, T. D., Tarantino, L., Cirelli, L., Peretti, S., and Mazza, M. (2018). Designing a personalizable asd-oriented aac tool: an action research experience. In International Conference in Methodologies and intelligent Systems for Techhnology Enhanced Learning, pages 200–209. Springer.

Mota, C., Pinheiro, M., and Raffaele, R. (2020). Dialogismo e intersubjetividade: Uma relação entre autismo e jogos digitais. XIX:1164.

Neto, O. P. d. S., Sousa, V., BATISTA, B., SANTANA, G., and JUNIOR, O. (2013). G-tea: Uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista, baseada na metodologia aba. SBC–Proceedings of SBGames.

Rogers, S. (2014). Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. Líder. [primeira edição].

Siedler, M., Cardoso, R., and Tavares, T. (2021). Fonoconnect-auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de jogo digital. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 955–958, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Zakari, H. M., Poyade, M., and Simmons, D. (2017). Sinbad and the magic cure: A serious game for children with asd and auditory hypersensitivity. In International Conference on Games and Learning Alliance, pages 54–63. Springer.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; KREBS, Jean Max S.; TAVARES, Tatiana A.. ArrasTE-A: Desenvolvendo habilidades em crianças autistas através de um jogo digital. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1412-1421. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227198.