Enem Runner: um jogo de corrida infinita acessível a deficientes visuais
Resumo
Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de um jogo para dispositivos móveis com o objetivo de mitigar um dos principais problemas presentes no mundo dos jogos digitais: a falta de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência. Assim, propomos o Enem Runner, um jogo de corrida infinita com ferramentas narrativas, layout inclusivo e obstáculos que emitem som. Além disso, o jogo proposto possui um caráter crítico explicitando as dificuldades vivenciadas no meio urbano no Brasil, principalmente para pessoas com deficiência.
Palavras-chave:
Game design, deficiência visual, acessibilidade, jogo para dispositivos móveis
Referências
Aguado-Delgado, J., Gutiérrez-Martínez, J.-M., Hilera, J. R., de Marcosa, L., and Otón, S. (2020). Accessibility in video games: a systematic review. Universal Access in the Information Society, 19:169–193.
Caldwell, B., Cooper, M., Reid, L. G., and Vanderheiden, G. (2008). Web content accessibility guidelines 2.0. W3C Recommendation, 11.
da Silva Ribeiro, D., Silva, I. R., Lobo, T., Borges, L., and Nunes, E. (2019). Uma revisão sistemática sobre técnicas de audio games para promover acessibilidade de pessoas com deficiência visual no uso de games. Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso, pages 103–108.
Mobilize (2019). Calçadas do brasil-uma avaliação da caminhabilidade nas cidades brasileiras.
Pereira, F. C., Barbosa, A. C. L., and Junior, C. P. (2016). Dos velhos aos novos desafios à acessibilidade em consonância com desenho urbano. Revista Includere, 2(1).
PesquisaGameBrasil (2022). 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos.
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PesquisaGameBrasil (2022). 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
PARREIRAS, Éric; BEGNAMI, Gabriel; VIOLANTE, Gabriel; CORDEIRO, Arthur; MOTA, Virginia F..
Enem Runner: um jogo de corrida infinita acessível a deficientes visuais. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1445-1449.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227237.