Desenvolvimento de um jogo de educação financeira utilizando elementos da ruralidade do nordeste brasileiro para plataformas Apple

  • Albert R. Q. Queiroz IFCE
  • Bruno C. da Silva IFCE
  • Carlos H. Leitão IFCE

Resumo


Resumo. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que em março de 2022, cerca de 28,6% das famílias brasileiras estão inadimplentes e 77,5% fecharam o mês com alguma dívida não paga. Nesse cenário de inadimplência, endividamento e alta de inflação, a necessidade de desenvolver o consumo consciente e o ensino de conceitos de educação financeira se acentuam. Dessa forma, o presente estudo desenvolveu um jogo do tipo Quiz para transmitir conceitos de educação financeira para crianças utilizando dispositivos iOS e iPadOS. Para isso, foi utilizado a linguagem de programação nativa da Apple (Swift), dados estruturados em JSON e armazenados no Firebase, utilizando o serviço Remote Config.

Palavras-chave: Desenvolvimento mobile, Plataformas Apple, Finanças, Quiz, Educação financeira, Jogos

Referências

Bastos, L. C. S. and Oliveira, L. d. S. (2020). Quiz como ferramenta motivacional e avaliativa no ensino-aprendizagem de química. Universidade Católica do Salvador.

Carneiro, M. L. F. and Silveira, M. S. (2014). Learning objects as enablers in distance education. Educar em Revista. Curitiba. Edit UFPR.

Cavalcante, C. H. L., Pereira, M. L. A., Ferreira, C. G., Santos, F. A. G., Costa, A. A. C., Costa, R. L., da Silva, B. C., and Leal, F. F. (2021). Grana-educação financeira para crianças de escolas rurais através de um jogo para dispositivos móveis. CBIE, 2021.

CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (2022). Alta da inflação e dos juros faz 3 em cada 10 famílias atrasarem contas e dívidas em abril. CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

da Silva, B. C., de Oliveira Lima, W., Lima, J. M. S., Viana, J. V. D., Maia, J. G. R., de Carvalho, W. V., and Cavalcante, C. H. L. (2021). Get quizzfty: Uma proposta de jogo digital voltado para o ensino da cultura afro-brasileira e indígena. SBC, Proceedings of SBGames.

De Vargas, D. and Moacir Ahlert, E. (2017). O processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. Universidade do Vale do Taquari: Univates.

Nunes, J. M. and Infante, M. (1996). Pesquisa-ação: uma metodologia de consultoria.

Ramos, M. d. S. F. and Lavor, O. P. (2020). Análise do aplicativo grana como objeto de aprendizagem. Educar em Revista. Curitiba. Edit UFPR.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Albert R. Q.; SILVA, Bruno C. da; LEITÃO, Carlos H.. Desenvolvimento de um jogo de educação financeira utilizando elementos da ruralidade do nordeste brasileiro para plataformas Apple. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1455-1459. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226155.