O conceito de limit break e suas variações em jogos digitais
Resumo
Game designers possuem um grande número de possíveis mecânicas para propor para seus jogos. Tal tarefa torna-se ainda mais desafiadora quando eles devem projetar sistemas: um conjunto complexo de elementos que se interrelacionam de forma a criar uma experiência coesa. Nesse contexto, uma mecânica que pode ser implementada é a de limit break, ou variações da mesma. Essa mecânica pode ser descrita como conceder ao jogador poderes muito maiores do que o habitual, por um período de tempo pequeno ou dependendo de condições específicas. O presente estudo explora a história do conceito, discutindo diferentes aplicações em jogos, e explicitando que tipos de consequências essa mecânica e suas variações podem trazer à experiência do jogador.
Palavras-chave:
Jogabilidade, sistemas, mecânicas de jogo, RPG, estratégia
Referências
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Costikyan, G. (2013) “Uncertainty in games.” Londres: The MIT Press.
Przybylski, A., Rigby, C. e Ryan, R. (2010) “A Motivational Model of Video Game Engagement.” Review of General Psychology, 14(2).
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Robson, C. (2011) “Real World Research: A resource for Users of Social Research Methods in Applied Settings” (Third ed.). Chichester: Wiley.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
FOZ, João Victor Targino; PERES, Rafael de Oliveira; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de.
O conceito de limit break e suas variações em jogos digitais. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1460-1464.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226741.