O Universo das Funções: um jogo sério para a fixação de conceitos sobre funções e seus gráficos
Resumo
A falta de interesse e entusiasmo afeta o ensino da matemática. Soma-se a isso, no ensino de funções, a não compreensão das representações gráfica e algébrica. O uso de jogos sérios pode contribuir para enfrentar esses desafios. Nesse contexto, este artigo apresenta a produção e testes iniciais do protótipo “O Universo das Funções”, com o uso do método AIMED. O jogo tem como objetivos motivar a aprendizagem e contribuir para a fixação de conceitos sobre funções e seus gráficos. Como resultado, tem-se o protótipo de um jogo com potencial para atingir os objetivos propostos e sugestões de professores e especialistas para torná-lo mais dinâmico.
Referências
Ferreira, J.; et al. (2014). “Jogos na Aprendizagem de Funções.” In IV EIEMAT e 2° Encontro Nacional PIBID Matemática, p. 1-10.
Fonte, R. B.; Palis, G. L. R. (2004). “Trabalhando com funções em mais de um contexto e discutindo a articulação com outros campos.” In VII ENEM, p. 1-14.
Oliveira, R, N, R; Rocha, R. V. (2020). “Modelo Conceitual para Planejamento da Avaliação em Jogos Sérios.” In XIX SBGames, p. 682-691.
Oliveira, R, N, R.; et al. (2022). “Pro-AvaliaJS: Protocolo para planejamento e execução da avaliação da reação e aprendizagem de jogos sérios.” In XXXIII SBIE, p. 1-10.
Rocha, E. M. (2008). “Tecnologias Digitais e Ensino de Matemática: compreende para realizar.” Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Rocha, P. S. R.; Oliveira, W. V. (2019). “Jogos para o Ensino da Matemática: uma revisão sistemática da literatura.” In VII ERCAS, p. 1-6.
Rocha, R. V.; et al. (2017). “AIMED: Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development.” In 17th ICALT, p. 163-167.
Santos, S. L. T.; Bíscaro, H. H. (2019). “Revisão sistemática sobre a utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática.” Revista Eletrônica Paulista de Matemática. v. 14, p.12-25, Edição Ermac.
Santos, W. S.; Alves, L. (2018). “Jogos Digitais e Ensino da Matemática: avaliação preliminar das contribuições do jogo D.O.M. no ensino das funções quadráticas.” REVEMAT, v. 13, n. 1, p. 91-104.