Um estudo sobre a mecânica de flagrante em jogos digitais

  • Kaléo Turnes Silvestri UNIVALI
  • Victor André Oliveira de Arruda UNIVALI
  • Rafael Marques de Albuquerque UNIVALI

Resumo


O presente artigo apresenta um breve estudo sobre a mecânica de flagrante, comumente utilizada em jogos do gênero de ação, com foco no subgênero de Stealth. Trata-se do modo como a Inteligência artificial do jogo busca e revela o jogador enquanto ele tenta se esconder. Para tal, reunimos um total de 10 jogos em que essa mecânica é utilizada e analisamos sua eficácia de jogabilidade e imersão dos jogadores. Dois principais usos (por cone de visão e detecção por som) foram encontrados e discutidos, de forma a auxiliar a reflexão sobre as diferentes formas de implementar mecânicas que gerem a experiência de flagrante.

Palavras-chave: design de jogos, furtividade, jogabilidade

Referências

Al Shehabi, A. (2022) “Decision-making AI in digital games.” Dissertação (mestrado), Faculty of Social Sciences, Department of Informatics and Media, Uppsala University, 2022, [link], Julho de 2022.

Rabin, S. (2017) “Game AI Pro 3: Collected Wisdom of Game AI Professionals.” 1ª ed. NY: AK Peters. 2017.

Barrera, R; Kyaw, A. S.; Peters, C. (2015) “Unity AI Game Programming.” 2ªed. Packt Publishing, 2015.

Rogers, S. (2013) “Level UP: um guia para o design de grandes jogos.” Editora Blucher, 2013.
Publicado
24/10/2022
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SILVESTRI, Kaléo Turnes; ARRUDA, Victor André Oliveira de; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Um estudo sobre a mecânica de flagrante em jogos digitais. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1469-1472. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227223.