“Morro Novo” - Um jogo para treinamento de processos de manutenção de equipamentos na área de mineração
Resumo
Neste artigo, descrevemos o projeto do jogo Morro Novo, desenvolvido com o objetivo de treinar profissionais sobre o processo operacional de gerenciamento de registros de ocorrências de manutenção de equipamentos de grande porte de uma multinacional do ramo da mineração. O jogo é resultado de projeto de iniciação tecnológica desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM), para verificar o potencial de jogos digitais baseados em processos de negócio no treinamento de processos organizacionais.
Palavras-chave:
jogos digitais baseados em processos de negócio, BPM, treinamento
Referências
Classe, T. M., Araujo, R. M., Xexéo, G. B., e Siqueira, S. (2019). The play your process method for business process-based digital game design. I. J. Serious Games, 6(1):27–48.
Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., e Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of Business Process Management. Springer, 2ndª edição.
Ferreira, M. R. e de Classe, T. M. (2022). Design de pré-roteiros para jogos digitais baseados em processos de negócios. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 15(1):8–1.
Lopes, T. e Araujo, R. (2021a). Jogos baseados em processos de negócio: Aplicação no treinamento de processos de negócio. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 83–87, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lopes, T. N. e Araujo, R. (2021b). Um mapeamento sistemático da literatura sobre aplicação de jogos digitais no treinamento de processos organizacionais. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 14(2):96–125.
Schell, J. (2019). Tenth Anniversary: The Art of Game Design. A K Peters/CRC Press, New York, 3rdª edição.
Von Ahn, L. (2006). Games with a purpose. Computer, 39(6):92–94.
Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., e Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of Business Process Management. Springer, 2ndª edição.
Ferreira, M. R. e de Classe, T. M. (2022). Design de pré-roteiros para jogos digitais baseados em processos de negócios. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 15(1):8–1.
Lopes, T. e Araujo, R. (2021a). Jogos baseados em processos de negócio: Aplicação no treinamento de processos de negócio. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 83–87, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lopes, T. N. e Araujo, R. (2021b). Um mapeamento sistemático da literatura sobre aplicação de jogos digitais no treinamento de processos organizacionais. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 14(2):96–125.
Schell, J. (2019). Tenth Anniversary: The Art of Game Design. A K Peters/CRC Press, New York, 3rdª edição.
Von Ahn, L. (2006). Games with a purpose. Computer, 39(6):92–94.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
CHAGAS, Igor de Holanda; LOPES, Tatiane Neves; ARAUJO, Renata Mendes de; CLASSE, Tadeu Moreira de; SANT'ANNA, Flávio dos Santos.
“Morro Novo” - Um jogo para treinamento de processos de manutenção de equipamentos na área de mineração. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1473-1476.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227247.