Ensino de História mediado por Jogos Digitais: uma proposta de Sistema Especialista de apoio

  • Guilherme Pio de Carrato UPM
  • Lucas Rossi Oliveira UPM
  • Pollyana Notargiacomo UPM

Resumo


A estimativa de valor do mercado mundial de jogos digitais no ano de 2021 é da ordem de US$ 175,8 bilhões. Outro elemento relevante é que os estudantes da Educação Básica pertencem à denominada Geração Gamer e encontram-se imersos numa sociedade em que a convergência tecnológica e ubiquidade integram o cotidiano, além de interagirem com games para diversão e aprendizagem. A partir disso, a presente pesquisa propõe um sistema especialista para que professores de história do 6º ano da Educação Básica acessem informações sobre jogos digitais que possam apoiar o desenvolvimento das habilidades que integram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de apresentar estratégias para o uso em aula.

Palavras-chave: Jogos para ensino de história, Sistema especialista

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Publicado
24/10/2022
CARRATO, Guilherme Pio de; OLIVEIRA, Lucas Rossi; NOTARGIACOMO, Pollyana. Ensino de História mediado por Jogos Digitais: uma proposta de Sistema Especialista de apoio. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1486-1490. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227492.