“GDD-Sério”: uma Proposta de Game Design Document (GDD) para desenvolvimento de jogos sérios

  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fiocruz
  • Flávia Garcia de Carvalho Fiocruz

Resumo


O Game Design Document (GDD) é uma ferramenta que reúne informações sobre elementos de um jogo a ser desenvolvido, a fim de serem compartilhadas entre uma equipe de desenvolvimento. Diante da diversidade de modelos possíveis para um GDD, este trabalho apresenta o “GDD-Sério” um modelo de GDD específico para auxiliar o desenvolvimento de jogos sérios, levando em consideração o conceito de retórica procedimental para a criação de jogos persuasivos.

Palavras-chave: game design document, jogos sérios, game design, jogos digitais

Referências

Akhtar, S. et al. (2021) ‘exGDD: Extended Game Design Document template for Mobile Game Design and Development’, International Journal of Applied Engineering Research, 6(2), pp. 27–38.

Atmaja, P., Siahaan, D. and Kuswardayan, I. (2016) ‘Game Design Document Format For Video Games With Passive Dynamic Difficulty Adjustment’, Register: Jurnal Ilmiah Teknologi Sistem Informasi, 2(2), pp. 86–97.

Bogost, I. (2007) Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge: MIT Press.

Carvalho, D.M.L. de and Gomes, F. de J.L. (2016) ‘Simple Game Design Document Focused on Gameplay Features’, in Proceedings of SBGames 2016. São Paulo: SBC, pp. 722–725.

Carvalho, F.G., Vasconcellos, M. S., Magalhães, T., & Werner, A. (2022). Quem deixou isso aqui?! De novo! Redesign de um jogo digital para prevenção de intoxicações domésticas. Paper presented at the Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital — SBGames Natal (RN). [link]

Glória Júnior, I. (2016) ‘A Unificação dos Game Design Document: A Hora do Jogo’, FaSCi-Tech: Periódico eletrônico da Fatec São Caetano do Sul, 1(10), pp. 6–18.

Marciano, C.N. and Paulino, R.R. (2020) ‘Aplicação do Game Design Document para Newsgames (GDDN) como metodologia ativa no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)’, Comunicação & Inovação, 21(46).

Martins, R.S. et al. (2019) ‘SGDDEdu: A Model of Short Game Design Document for Digital Educational Games’, International Journal for Innovation Education and Research, 7(2), pp. 167–180. DOI: 10.31686/ijier.vol7.iss2.1335.

Motta, R.L. and Junior, J.T. (2013) ‘Short game design document (SGDD)’.

Raessens, J. (2010) Homo Ludens 2.0: The Ludic Turn in Media Theory. Utrecht University.

Rahmadi, L. and Prambayun, A. (2019) ‘Design of Game Design Document as an Interactive Media to Introduce the Culture of Pagar Alam City’, Journal of Critical Review, 6(5), pp. 243–251.

Rêgo, I.C.B., Portela, C.D.S. and Oliveira, S.R.B. (2021) ‘Análise de Itens do Game Design Document Presentes em Jogos da Franquia Mario da Nintendo’, in Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, pp. 30–39.

Vasconcellos, M. S., Carvalho, F. G., Barreto, J. O., & Atella, G. C. (2017). As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria & prática, 20(4), 203-218. Retrieved from [link].
Publicado
06/11/2023
VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de. “GDD-Sério”: uma Proposta de Game Design Document (GDD) para desenvolvimento de jogos sérios. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 169-178. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233261.