Uso do Robocode como ferramenta de ensino de Inteligência Artificial nos cursos de computação

  • André C. A. Firmo UMN
  • Bárbara F. C. Abreu UFPE
  • Matheus H. Chagas UMN
  • Jailton I. S. Júnior UMN
  • Lucas C. Rodrigues UMN

Resumo


Este artigo descreve como a utilização de uma metodologia ativa aliada a gamificação pode proporcionar uma maior inclusão e engajamento dos alunos. O desenvolvimento de um Robô de combate permite que os alunos possam desenvolver habilidades e competências interdisciplinares. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os benefícios adquiridos após o uso da ferramenta robocode para o processo de ensino-aprendizagem. O estudo contou com a participação de 79 estudantes da disciplina de Inteligência Artificial e foi desenvolvido através de uma pesquisa empírica descritiva de natureza quantitativa. Os dados encontrados indicam um aumento na frequência e no desempenho acadêmico, sobretudo dos alunos com maior dificuldade de aprendizagem.
Palavras-chave: Gamificação, Robocode, Inclusão, Ensino

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Publicado
06/11/2023
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FIRMO, André C. A.; ABREU, Bárbara F. C.; CHAGAS, Matheus H.; S. JÚNIOR, Jailton I.; RODRIGUES, Lucas C.. Uso do Robocode como ferramenta de ensino de Inteligência Artificial nos cursos de computação. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1429-1434. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235973.