Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação

  • Manassés Vitorino de Oliveira Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) / Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec)
  • Ana Paula Garrido de Queiroga União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)

Resumo


O conceito de lógica de programação é essencial para a maioria dos cursos da área de informática, que representa o raciocínio lógico para a criação de uma sequência de passos para atingir determinado objetivo. De acordo com pesquisas realizadas com alunos ingressantes em cursos técnicos e tecnológicos da área de informática de diferentes instituições é evidente que as disciplinas de algoritmo e programação são citadas como as mais difíceis, apresentado também alto índice de evasão e reprovação. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo demonstrar a aplicação de alternativas para facilitar o aprendizado do aluno que visam reduzir a reprovação e a evasão. Como alternativa inicial foi desenvolvido e testado material para desenvolvimento de raciocínio lógico baseado em programação de jogos e animações através de blocos (Scratch).

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Publicado
24/10/2016
OLIVEIRA, Manassés Vitorino de; RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de. Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.359.