Ambiente gamificado para auxiliar no ensino de lógica de programação em cursos de computação

  • Maria B. de O. Castro UFPA
  • Viviane A. dos Santos UFPA

Resumo


A disciplina de lógica de programação demanda abordagens pedagógicas diferenciadas. A gamificação, combinada às Teorias de Aprendizagem, emerge como estratégia eficaz para motivar e engajar os alunos. Este estudo propõe adaptar o Moodle com elementos de gamificação, integrando a teoria de Piaget para avaliar seu impacto na aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem aplicada e qualitativa, com estudos preliminares sugerindo resultados positivos, incluindo melhorias com base nos feedbacks recebidos.

Palavras-chave: Lógica de programação, teorias de aprendizagem, gamificação

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Publicado
30/09/2024
CASTRO, Maria B. de O.; DOS SANTOS, Viviane A.. Ambiente gamificado para auxiliar no ensino de lógica de programação em cursos de computação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 128-134. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241228.