Ludificação: Um jogo híbrido para o ensino e aprendizagem da disciplina de Rede de Computadores em cursos de Ciência da Computação
Resumo
O artigo apresenta um jogo híbrido educacional chamado Ludificação, implementado na plataforma Unity. O termo remete a unificação das palavras “Ludo”, alusivo ao jogo de tabuleiro, e “Gamificação”, expressão utilizada com o intuito de apresentar métodos lúdicos para aprendizagem e avaliações em um ambiente educacional, visando maior interesse e participação dos alunos. O jogo consiste em uma versão digital do Ludo que utiliza recursos de um jogo de Quiz, com regras e dinâmicas modificadas, para que seja aplicada em uma turma de Rede de Computadores. As questões são adicionadas e em seguida, é apresentado o tabuleiro para o começo do jogo. É vitoriosa a equipe que coloca duas peças (peões) em sua casa destino.
Palavras-chave:
Ludificação, ludo, gamificação, educação, rede de computadores, jogos educacionais, ensino superior
Referências
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Publicado
30/09/2024
Como Citar
SILVA, Carlos; RODRIGUES, Fernando; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; ALCANTARA, Antonilson.
Ludificação: Um jogo híbrido para o ensino e aprendizagem da disciplina de Rede de Computadores em cursos de Ciência da Computação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 147-152.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241015.