ConES: Um Jogo de RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software
Resumo
A Engenharia de software é uma das disciplinas que permite que acadêmicos consigam realizar o desenvolvimento de software. Uma das dificuldades em relação ao seu ensino é identificar formas de aprendizagem que consigam motivar os acadêmicos e fazer com que eles absorvam o conhecimento necessário para ser utilizado na indústria. Com base nisso, este trabalho apresenta um role-playing game que pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no ensino da construção de produtos de software. Foram feitas duas avaliações com estudantes de diferentes níveis de experiência na área de Engenharia de Software, todos cursavam graduação em Ciência da Computação. As avaliações do protótipo indicaram que foi necessário realizar alguns ajustes para a versão final do jogo. Após a elaboração da versão final, o jogo foi aplicado em uma sala de aula com 20 alunos da disciplina de Engenharia de Software I do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá.
Referências
Guerra, A. dos S., Oliveira, S. R. B. and Furtado, J. C. C. (2022a). UM MAPEAMENTO DOS TIPOS DE JOGOS EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DA TAXONOMIA REVISADA DE BLOOM. [link].
Guerra, A. dos S., Oliveira, S. R. B. and Furtado, J. C. C. (2022b). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CONES: UM RPG PARA APRENDIZAGEM DA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO DE SOFTWARE. [link].
Guerra, A. dos S., Oliveira, S. R. B. and Furtado, J. C. C. (24 oct 2022c). ConES: Um RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2022). [link]. Acesso em: May 15.
Guerra, A. dos S., Oliveira, S. R. B. and Furtado, J. C. C. (2023). Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software a partir do uso de um RPG: o Jogo ConES. v. 17, p. 100–115.
Jackson, S. (2004). Generic Universal RolePlaying System - Lite. 4. ed.
Mettler, T. and Pinto, R. (may 2015). Serious Games as a Means for Scientific Knowledge Transfer—A Case From Engineering Management Education. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 62, n. 2, p. 256–265.