ParsonFlow: Um jogo baseado em Problemas de Parson para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação
Resumo
Introdução: O aprendizado de programação tem se tornado cada vez mais essencial. No entanto, aprender a programar pode ser uma tarefa desafiadora por necessitar de conhecimentos relacionados à lógica e linguagem de programação. Objetivo: Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e concepção de um jogo educacional no estilo puzzle, baseado em Problema de Parson para ensino de programação. Metodologia: A metodologia compreendeu em cinco etapas: Idealização da ferramenta (definição do tipo do jogo e suas regras), Pesquisa de teorias pedagógicas norteadoras, Prototipação, Validação, Desenvolvimento. Resultados Esperados: Auxiliar na compreensão dos alunos de turmas iniciais de cursos que envolvam programação a partir de Problemas de Parson.
Palavras-chave:
Ensino de programação, Lógica de programação, Problemas de Parson, Educação tecnológica, Ferramentas educacionais
Referências
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Izidoro, Ramón Godoy. (2024) “Extensão de uma plataforma web para criação de Parsons Puzzles de apoio ao ensino de programação para iniciantes”. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
Juul, Jesper. (2003) “The game, the player, the world: Looking for a heart of gameness”. In: DIGRA CONFERENCE: LEVEL UP, Utrecht. Proceedings... [S.l.: s.n.].
Parsons, D.; Haden, P. (2006) “Parson's programming puzzles: A fun and effective learning tool for first programming courses”. In: Proceedings of the 8th Australasian Conference on Computing Education. Hobart: Australian Computer Society. p. 157–163.
Papert, S. (1986) LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense. Reis, Anilton Carlos de Lima. (2023) “Uso de problemas de Parson no ensino de programação introdutória”. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Amazonas.
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Sweller, John. (1988) “Cognitive load during problem solving: Effects on learning”. Cognitive Science, v. 12, n. 2, p. 257-285.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
SANTOS, Andressa Mota S.; SOUZA, Carlos Eduardo de; ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus.
ParsonFlow: Um jogo baseado em Problemas de Parson para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 196-201.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10308.
