Autobalanceamento de jogos digitais a partir do uso de Controladores Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID)
Resumo
Introdução: O ajuste dinâmico de dificuldade (DDA) personaliza desafios em jogos digitais, apesar do crescimento no mercado de jogos, não foram encontrados estudos que empreguem controladores Proporcional–Integral–Derivativo (PID) nesse contexto. Objetivo: Avaliar a viabilidade e os efeitos de controladores PID, aliados a Game Analytics, para autobalanceamento de dificuldade em tempo real. Metodologia: Seguiu-se o ciclo: (1) Identificação do Problema – um Mapeamento Sistemático da Literatura confirmou a lacuna; (2) Definição de Objetivos; (3) Projeto e Desenvolvimento de dois protótipos — InfinityFire (PID remoto em servidor python) e SpacePilot (PID local em Unity); (4) Demonstração e Avaliação com 163 jogadores em três modos (Fácil, Linear, PID), analisando telemetria e questionário de reação; (5) Comunicação divulgação científica. Resultados: O PID atingiu resultados estatisticamente semelhantes ao método linear e superior ao demais métodos. Conclusão: Controladores PID mostram-se alternativa promissora e de baixo custo para DDA; recomenda-se ampliar amostras, aplicar em jogos comerciais e combinar PID a técnicas de machine learning.
Palavras-chave:
Game Analytics, DDA, Autobalanceamento, Controlador PID
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
SERRA, Cristiano Barroso; CLASSE, Tadeu Moreira de.
Autobalanceamento de jogos digitais a partir do uso de Controladores Proporcional-Integrativo-Derivativo (PID). In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 350-355.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.11570.
