Levantamento do Estado da Arte sobre Aprendizagem baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida

  • Marcia de Oliveira Alves Instituto Federal da Paraiba
  • Francisco Petrônio A. Medeiros Instituto Federal da Paraiba
  • Lafayette B. Melo Instituto Federal da Paraiba

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma ampla revisão sistemática da literatura (RSL) sobre a adoção da metodologia Aprendizagem baseada em Problemas (ABP) na Educação a Distância e Híbrida (EaDH). Foram analisados os estudos primários dos anos de 2008 a 2019 com o objetivo de refletir sobre como as principais etapas dessa metodologia estão sendo aplicadas na EaDH, quais os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e ferramentas mais utilizados, bem como os principais impactos da aplicação da metodologia ABP na EaDH. Um total de 633 estudos foram indexados a partir da string de busca, dos quais 77 foram analisados para responder às questões de pesquisa com base nos critérios de exclusão. Algumas conclusões foram que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experiências de ABP apresentadas não estão vinculados a um AVA e que há na literatura poucas iniciativas de ferramentas integradas ou não aos AVAs que sejam específicas ao planejamento, execução ou avaliação de ABP.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em Problemas, Educação a Distância e Híbrida, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Referências

Acosta, O. C. (2016). Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos.


Ali, Z. F., Al-Dous, K., & Samaka, M. (2015, March). Problem-based learning environments in Moodle: Implementation approches. In 2015 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 868-873). IEEE.


Bessa, B. R., dos Santos, S. C., & da Fonseca, L. (2017, October). Using a virtual learning environment for problem-based learning adoption: A case study at a high school in India. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1-7). IEEE.


Bilgin, I., Karakuyu, Y., & Ay, Y. (2015). The effects of project-based learning on undergraduate students’ achievement and self-efficacy beliefs towards science teaching. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 11(3), 469-477.


Capterra. The TOP 20 most popular LMS Software. Disponível em: . Acesso em: 01 julho 2020.


de Barros Costa, E., & Rocha, H. J. B. (2018). Programação numa Abordagem de Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas e Jogos: Um Mapeamento Sistemático. SBC–Proceedings of SBGames.


de Farias, G. F., Brito, N. M. D. M., Farias, F. J. S., & deSouza, M. V. Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em Rede: Uma Revisão Sistemática.Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação, 2018.


de Oliveira, F. S., & Santos, S. (2016, October). PBLMaestro: A virtual learning environment for the implementation of problem-based learning approach in Computer education. In 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1-9). IEEE.


de Souza Rabelo, D. S., Junior, H. L., Burlamaqui, A., Rabelo, H., Valentim, R., Rabelo, D. A., & Silas, D. (2018). Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 29,p. 188.


Dorneles, S., Costa, C., Rigo, S., & Barbosa, J. (2019, November). Um Modelo para Criação de Jogos Sérios e Ubíquos orientados à Aprendizagem baseada em Problemas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação,Vol. 30, No. 1, p. 743.


Eichler, A., Hoffmann, C., Kautz, C., & Werner, H. (2013). Design of tutorial activities and homework assignments for a large-enrollment introductory course in control systems. IFAC Proceedings Volumes, 46(17), 43-48.


Sze-Yeng, F., & Hussain, R. M. R. (2010). Self-directed learning in a socioconstructivist learning environment. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 9, 1913-1917.


Garcia-Robles, R., Diaz-del-Rio, F., Vicente-Diaz, S., & Linares-Barranco, A. (2009). An eLearning standard approach for supporting PBL in computer engineering. IEEE Transactions on Education, 52(3), 328-339.


Ioannou, A., Brown, S. W., & Artino, A. R. (2015). Wikis and forums for collaborative problem-based activity: A systematic comparison of learners' interactions. The Internet and Higher Education, 24, 35-45.


Jamal, S. N. B., Ibrahim, N. H. B., & Surif, J. B. (2019). Concept cartoon in problem-based learning: A systematic literature review analysis. JOTSE: Journal of Technology and Science Education, 9(1), 51-58.


Luis, C. E. M., Gutiérrez, J. M., & Marrero, A. M. G. (2014). Using mobile devices and internet technologies in problem-based learning: Design of a suitable active and collaborative learning environment in engineering education.IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings (pp. 1-6). IEEE.


Melo-Solarte, D. S., & Baranauskas, M. C. C. (2008, November). Uma Abordagem para EaD Baseada em Resolução de Problemas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 1, pp. 716-725.


Merritt, J., Lee, M. Y., Rillero, P., & Kinach, B. M. (2017). Problem-based learning in K–8 mathematics and science education: A literature review. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 11(2).


Nadiyah, R. S., & Faaizah, S. (2015). The development of online project based collaborative learning using ADDIE model. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 195, 1803-1812.


Nattassha, R., & Azizah, F. N. (2015, November). Database analysis and design learning tool based on problem/project-based learning. In 2015 International Conference on Data and Software Engineering (ICoDSE) (pp. 65-68). IEEE.


Nova, C., & Alves, L. (2003). Estação online: a ciberescrita, as imagens e a EAD. SILVA, Marco (Org.). Educação Online, 107-136.


Polyzois, I., Claffey, N., & Mattheos, N. (2010). Problem-based learning in academic health education. A systematic literature review. European Journal of Dental Education, 14(1), 55-64.


Rodrigues, A. N., & dos Santos, S. C. (2013). Aplicando a taxonomia de Bloom revisada para gerenciar processos de ensino em sistemas de aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Informáticana Educação, 21(01), 01.


Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11, 83-89.


Sancho, P., Torrente, J., Marchiori, E. J., & Fernández-Manjón, B. (2011, April). Enhancing moodle to support problem-based learning. The Nucleo experience. In 2011 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1177-1182). IEEE.


Sancho-Thomas, P., Fuentes-Fernández, R., & Fernández-Manjón, B. (2009). Learning teamwork skills in university programming courses. Computers & Education, 53(2), 517-531.


Santos, J. A. M., Pimentel, J. M., Bittencourt, J. C. N., & Lago, R. S. N. (2010). PBL Manager: Uma ferramenta de compartilhamento de problemas para auxílio à metodologia de ensino PBL. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 1, No.


Sein-Echaluce, M. L., Aguado, P. M., Esteban-Escaño, J., Esteban-Sánchez, A., Florentín, P., Gracia-Gómez, M. C., & Velamazán, M. Á. (2015, October). Design of adaptive experiences in higher education through a learning management system. 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pp. 165-171.


Tirado, F., & Santos, G. (2014, August). Examining the relationship between epistemic activity and academic achievement using of scripts and co-evaluation strategies in a VLE. 9th International Conference on Computer Science & Education (pp. 758-762). IEEE.


Valente, J. A. (2014). A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, 1(01), 141-166.


Vivian, R., Falkner, K., Falkner, N., & Tarmazdi, H. (2016). A method to analyze computer science students’ teamwork in online collaborative learning environments. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 16(2), 1-28.


Zhang, B., Yin, C., David, B., Xiong, Z., & Niu, W. (2016). Facilitating professionals' work-based learning with context-aware mobile system. Science of Computer Programming, 129, 3-19.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Marcia de Oliveira; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.; MELO, Lafayette B.. Levantamento do Estado da Arte sobre Aprendizagem baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-71. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.61.