Identificação de Desigualdades Sociais a partir do desempenho dos alunos do Ensino Médio no ENEM 2019 utilizando Mineração de Dados

Resumo


O presente trabalho apresenta o uso de técnicas de Mineração de Dados com foco na identificação de desigualdades sociais a partir da análise do desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM no ano 2019. O uso de algoritmos de Clusterização e de Regras de Associação permitiu mapear as variáveis determinantes no desempenho dos estudantes bem como caracterizar dois grupos bem definidos a partir dos resultados obtidos nas cinco avaliações do exame.
Palavras-chave: Mineração de Dados Educacionais, ENEM, Clusterização, Mineração de Regras Associação

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Publicado
24/11/2020
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SILVA, Vinicius Alberto Alves da; MORENO, Lorenza Leão Oliveira; GONÇALVES, Luciana Brugiolo; SOARES, Stênio Sã Rosário Furtado; SOUZA JÚNIOR, Robson Rocha. Identificação de Desigualdades Sociais a partir do desempenho dos alunos do Ensino Médio no ENEM 2019 utilizando Mineração de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 72-81. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.72.