Ressignificação de territórios: A Realidade Virtual no acesso a outros povos e culturas.

  • Francisco José Costa Universidade Estadual do Piaui
  • Ana Amábile Gabrielle Rodrigues Leite Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Duana de Souza Cunha Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Resumo


Este trabalho versa sobre uma experiência de pesquisa que tem como objetivo entender os impactos da Realidade Virtual na educação, como proposta de mediação na construção do conhecimento sobre outros povos e culturas, para isto, uma mostra de imersão em realidade virtual apresentou aos estudantes do curso de Ciências Humanas, o cotidiano de uma família africana e de povos indígenas na floresta na amazônica. Esta pesquisa, de caráter quantitativo-qualitativo, utilizou de um formulário eletrônico para coleta de dados, adaptado do modelo Atracdiff de análise de experiência do usuário (UX), dispondo de perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados se baseou em conceitos do Materialismo Histórico-Dialético.
Palavras-chave: Realidade Virtual, educação, povos e culturas, imersão

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Publicado
24/11/2020
COSTA, Francisco José; LEITE, Ana Amábile Gabrielle Rodrigues; CUNHA, Duana de Souza. Ressignificação de territórios: A Realidade Virtual no acesso a outros povos e culturas.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 82-91. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.82.