Formação de Profissionais da Educação Básica na Pandemia: Um Estudo de Caso

  • Janniele Aparecida Soares Araujo UFOP https://orcid.org/0000-0003-2646-3516
  • Samuel Souza Brito UFOP
  • Vicente Jose Peixoto de Amorim UFOP
  • Sônia Maria Frade Almeida Centro Educacional de João Monlevade
  • Gilda Aparecida de Assis UFOP

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a formação de professores do ensino primário, fundamental e médio para o uso de tecnologias no ensino remoto de emergência, durante a pandemia da Covid-19. São analisadas uma palestra e oito aulas virtuais síncronas conduzida por web-conferência. Em todas as aulas virtuais foram aplicados questionários de avaliação para os participantes, com o objetivo de validar ou não as estratégias, conteúdos e ferramentas utilizados na formação remota. A análise dos questionamentos durante as oficinas evidenciou que muitas das preocupações e dúvidas se relacionam à falta de formação em estratégias didáticas inovadoras acompanhadas de recursos tecnológicos.
Palavras-chave: ensino remoto de emergência, estratégias didáticas educacionais, tecnologias digitais de informação e comunicação

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Publicado
24/11/2020
ARAUJO, Janniele Aparecida Soares; BRITO, Samuel Souza; AMORIM, Vicente Jose Peixoto de; ALMEIDA, Sônia Maria Frade; ASSIS, Gilda Aparecida de. Formação de Profissionais da Educação Básica na Pandemia: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 92-101. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.92.