Formação de Profissionais da Educação Básica na Pandemia: Um Estudo de Caso

  • Janniele Aparecida Soares Araujo UFOP https://orcid.org/0000-0003-2646-3516
  • Samuel Souza Brito UFOP
  • Vicente Jose Peixoto de Amorim UFOP
  • Sônia Maria Frade Almeida Centro Educacional de João Monlevade
  • Gilda Aparecida de Assis UFOP

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a formação de professores do ensino primário, fundamental e médio para o uso de tecnologias no ensino remoto de emergência, durante a pandemia da Covid-19. São analisadas uma palestra e oito aulas virtuais síncronas conduzida por web-conferência. Em todas as aulas virtuais foram aplicados questionários de avaliação para os participantes, com o objetivo de validar ou não as estratégias, conteúdos e ferramentas utilizados na formação remota. A análise dos questionamentos durante as oficinas evidenciou que muitas das preocupações e dúvidas se relacionam à falta de formação em estratégias didáticas inovadoras acompanhadas de recursos tecnológicos.
Palavras-chave: ensino remoto de emergência, estratégias didáticas educacionais, tecnologias digitais de informação e comunicação

Referências

Assis, T., Vieira, J., Barbosa, J., Rafael, F., e Silva, A. (2019). Formação de professores da eja para uso de tdic no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1):178.


Barcelos, G., Passerino, L., e Behar, P. (2012). Tecnologias na prática docente de professores de matemática: formação continuada com apoio de uma rede. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1).


Belloni, M. L. (2012). Educação a distância. Autores Associados.


Bezerra, W. e Farbiarz, A. (2017). O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do projeto gente. Comunicação & Educação, 22:147.


Dotta, S., Braga, J., e Pimentel, E. (2012). Condução de aulas sı́ncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimı́dia. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1).


Feitosa, R., Aita, K., e Silva, A. (2019). Principais desafios para a inclusão dos docentes da rede pública no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1):541.


Garcia, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., e Rêgo, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. SEDIS/UFRN.


Machado, G., Wives, L., e Grandi, R. (2019). As comunidades de prática como ferramenta para formação continuada de professores: percepções docentes sobre o uso da tecnologia para compartilhamento e aprimoramento das práticas pedagógicas. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1):1995.


Moura, K., Carvalho, M., e Mion, M. (2019). O letramento digital na formaÇÃo de professores: uma revisão sistemática das produções. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1):606.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ARAUJO, Janniele Aparecida Soares; BRITO, Samuel Souza; AMORIM, Vicente Jose Peixoto de; ALMEIDA, Sônia Maria Frade; ASSIS, Gilda Aparecida de. Formação de Profissionais da Educação Básica na Pandemia: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 92-101. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.92.