VideoMOOC-PL: Uma Linguagem de Padrões de Design Educacional para Apoiar a Produção de REAs na Forma de Vídeos para o Contexto dos MOOCs

Resumo


Vídeos para Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) são geralmente produzidos utilizando conhecimento empírico ou experiências com o ensino presencial ou virtual formal. Dessa forma, grande parte dos vídeos produzidos não apresenta características desejáveis para cursos nesse formato. Sendo assim, este artigo discute os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento e avaliação da VideoMOOC-PL – uma Linguagem de Padrões de Design Educacional que apoia a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) na forma de vídeo, para o contexto dos MOOCs. Os resultados mostram que os vídeos produzidos utilizando a VideoMOOC-PL apresentam características mais desejáveis para REAs na forma de vídeos para o contexto dos MOOCs do que decisões ad hoc.
Palavras-chave: MOOC, Linguagem de Padrões, Vídeo

Referências

Alexander, C.; Ishikawa, S.; Silverstein, M.; Jacobson, M.; Fiksdahl-king, I.; Angel, S. A pattern language: Towns, buildings, construction . Oxford University Press New York, 1977.


Braga, R. T. V., Ré, R. and Masiero, P. C. (2007) “A Process to Create Analysis Pattern Languages for Specific Domains”, In: Proceedings of SugarLoafPLoP, 2007.


Branch, R. M. Instructional design: The ADDIE approach. [s.l: s.n.], 2010.


Fassbinder, M.; Fassbinder, A. G. O. and Barbosa, E. F. Construção de Vídeos para MOOCs: Um Mapeamento Sistemático. In: XXIII Congresso Internacional de Tecnologia Educativa (TISE), Brasilia, Brasil, Novembro, 2018.


Fassbinder, M. ; Fassbinder, A. G. O. ; Fioravanti, M. L. ; Barbosa, E. F. . Towards an Educational Design Pattern Language to support the development of Open Educational Resources in videos for the MOOC context. In: 26th Conference on Pattern Languages of Programs (PLoP 2019), 2019, Ottawa (ON) - Canadá.


Fassbinder, A. G. O. A contribution to the process of designing for learning in Masive Open Online Courses (MOOCs): Tese (Doutorado) Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, 2018.


Gamma, E., R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides. (1995) “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”.


Gurell, S.; Wiley, D. OER handbook for educators, version 1.0. 2008.


Goodyear, P., Avgeriou, P., Baggetun, R., Bartoluzzi, S., Retalis, S., Ronteltap, F. and Rusman, R. (2004) “Towards a pattern language for networked learning”, Networked Learning Conference, pp. 449-455.


Guo, P. J.; Kim, J.; Rubin, R. How video production affects student engagement: an empirical study of mooc videos. In: ACM. Proceedings of the first ACM conference on Learning@scale conference. [S.l.], 2014. p. 41–50.


Iba, T., Sakamoto, M. and Miyake, T. (2011) “How to write tacit knowledge as a Pattern Language: Media Design for spontaneous and collaborative communities”, Social and Behavioral Sciences 26, pp. 46-54.


Kindem, G. A., Musburger, R. B. Introduction to media production: from analog todigital. [S.l.]: Butterworth-Heinemann, 1997.


Li, N.; Kidzin´ Ski, L.; Jermann, P.; Dillenbourg, P. Mooc video interaction patterns: What do they tell us? In: Design for teaching and learning in a networked world. [S.l.]: Springer, 2015.


Meszaros G.; Doble, J. Metapatterns: A pattern language for pattern writing. In: Pattern languages of program design. [S.l.: s.n.], 1997. p. 1–36.


Mor, Y.; Warburton, S. L. Patterns for using video in moocs. EUROPLOP, 2016.


Molenda, M. In Search of the Elusive ADDIE Model. Performance Improvement, v. 42, n. 5, p. 34–36, 2003.


Paolo, T. D, Wakefield, J. S.; Mills, l. A., Baker, L. Lights, camera, action: Facilitating the design and production of effective instructional videos. TechTrends, Springer, 2017.


Pressman, R. S. Software enginee-ring: a practitioner’s approach. Palgrave Macmilan, 2005.


Santos, A. M.; Costa, F.; Viana, J.; Silva, A. G. Estratégias para desenho e produção de vídeos para cursos em formato MOOC. In: Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges. 2015.


Schmidt, D.; Stal, M.; Rohnert, H.; Buschmann, F. Pattern-Oriented Software Architectu-re, Volume 1: A System of Patterns. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1996.


Van Solingen, R., Berghout, E. (1999) “The Goal/Question/Metric Method: A Practical Guide for Quality Improvement and Software Development”, McGraw-Hill International, London/Chicago.


Zancanaro, A. Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework. 2015. 192 f. Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
Publicado
24/11/2020
FASSBINDER, Marcelo; FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BARBOSA, Ellen Francine. VideoMOOC-PL: Uma Linguagem de Padrões de Design Educacional para Apoiar a Produção de REAs na Forma de Vídeos para o Contexto dos MOOCs. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 142-151. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.142.