Fatores que influenciam no aprendizado dos estudantes da Olimpíada Pernambucana de Matemática

Resumo


Dados do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes apresentam que 68,1% possuem o pior nível de proficiência em matemática. Este artigo investiga a importância da Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT) e o seu reflexo no ensino e aprendizado da matemática no estado de Pernambuco, identificando os fatores que influenciam na vida escolar e social dos estudantes. Foi conduzido um estudo de caso com a utilização de entrevistas para coleta dos dados e mineração de dados educacionais para análise e avaliação. Os resultados mostram que fatores como o tempo de estudo para a OPEMAT e o incentivo familiar, influenciam positivamente no desempenho.
Palavras-chave: OPEMAT, olimpíada de matemática, mineração de dados educacionais, redes neurais, regressões

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Publicado
24/11/2020
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MORAIS, Flávio Leandro; MOUTINHO, Mirele; SOARES, Filipe; FAGUNDES, Roberta Andrade de Araújo; SANTOS, Wylliams Barbosa. Fatores que influenciam no aprendizado dos estudantes da Olimpíada Pernambucana de Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 152-161. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.152.