Desenvolvimento de Artefatos Digitais por Estudantes na Educação do Campo: Uma Pesquisa-Ação em Comunidades de Prática
Resumo
A educação do campo surge contrariamente ao paradigma de supervalorização da urbanidade, promovendo transformações sociais que visam à valorização dos povos campesinos. Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa-ação em territórios rurais, em situações locais de ensino com a metodologia DEMULTS, direcionada ao desenvolvimento de artefatos digitais educacionais, com a participação de educandos desses territórios. Como ferramenta-resultado, as configurações dos enunciados ao longo das fases do processo indicaram produção de sentidos pelos participantes, mediada por vozes sociais que integram educação do campo, programação e design.
Palavras-chave:
educação do campo, comunidades de prática, artefatos digitais, participação
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
PERES, Flavia; MORAIS, Dyego; QUEIROZ, Shany; SANTANA, Bruno.
Desenvolvimento de Artefatos Digitais por Estudantes na Educação do Campo: Uma Pesquisa-Ação em Comunidades de Prática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 212-221.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.212.