Mecanismos de Transposição Didática e Recontextualização da Computação para Educação Básica: uma investigação em experiências brasileiras
Resumo
Para serem ensinadas nas escolas, as ciências passam por processos como Transposição Didática e Recontextualização. Isso não seria diferente com a Computação. Neste trabalho investigamos na literatura como isso tem ocorrido em experiências de Computação na Educação Básica. Tanto a Transposição Didática quanto a Recontextualização são metodologias para adequação do conhecimento científico ao conhecimento escolar, considerando diferentes aspectos. Neste artigo apresentamos alguns resultados dessa investigação, especialmente os mecanismos de transposição e recontextualização de Computação são utilizadas na Educação Básica.
Palavras-chave:
transposição didática, recontextualiação, didática da computação, educação básica, computação para escolares
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
MATOS, Ecivaldo de Souza; SANTOS, Euma Silva.
Mecanismos de Transposição Didática e Recontextualização da Computação para Educação Básica: uma investigação em experiências brasileiras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 222-231.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.222.