Tecnologias Digitais e Geometria Espacial: contribuições de uma formação de professores na perspectiva do ensino remoto

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma formação remota sobre o ensino de Geometria Espacial a partir da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas. A formação foi realizada com 15 professores de Matemática, com encontros virtuais, estruturados em 5 encontros síncronos e atividades assíncronas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos: encontros videogravados, atividades desenvolvidas com o GeoGebra e protocolos do Whatsapp. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo, indicam contribuições relacionadas com a apropriação e aprofundamento tecnológico; o desenvolvimento profissional e a formação de rede de colaboração.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Ensino de Geometria, Ensino Remoto

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Publicado
24/11/2020
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SOUZA, Danilo do Carmo de; LIRA, Arianny de Sousa; BARBOSA, Francisco Ellivelton; CASTRO, Juscileide Braga de. Tecnologias Digitais e Geometria Espacial: contribuições de uma formação de professores na perspectiva do ensino remoto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 272-281. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.272.