Revisão Sistemática sobre Letramento Digital na Formação de Professores: desafios e possibilidades

Resumo


Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) investigou pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos (2015 a 2019) no Brasil a respeito das tecnologias e metodologias de ensino utilizadas para formação de docentes em letramento digital. Foram achados 85 trabalhos e selecionados somente oito para análise. As principais tecnologias encontradas foram uso de links, imagens, áudios, vídeos, redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis. As metodologias de ensino mais utilizadas foram B-learning e M-learning. Concluiu-se que a união de metodologias de ensino e tecnologias aplicadas na formação em letramento digital para os docentes, podem refletir no sucesso do aprendizado e motivação para que os professores apliquem em sua rotina diária.
Palavras-chave: Letramento Digital, Formação Docente, Revisão Sistemática

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Publicado
24/11/2020
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COSTA, Carine Rodrigues da; FERREIRA, Rousejanny da Silva. Revisão Sistemática sobre Letramento Digital na Formação de Professores: desafios e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 282-291. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.282.