Uma Análise Qualitativa sobre Atividades Remotas em Disciplinas no Período de Isolamento Social

  • Clemilson Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Gabriel Paillard Universidade Federal do Ceará
  • Leonardo Oliveira Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Romes da Silva Filho Universidade Federal do Ceará
  • Emanuel F. Coutinho Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0003-2233-7109

Resumo


Com a pandemia do Coronavirus, diversas consequências surgiram para o ensino de maneira geral. Devido a ações de distanciamento social e de prevenção, o acesso presencial a salas de aula, laboratórios e secretarias ficou prejudicado, motivando a continuidade das atividades acadêmicas de maneira remota. Para isso, infraestrutura e atividades tiveram que ser adequadas. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise qualitativa com Grounded Theory sobre a aplicação de atividades remotas em disciplinas no período de isolamento social. Para seu atendimento, um questionário foi aplicado a docentes que estavam lecionando disciplinas na modalidade remota. Como resultados, tem-se que infraestrutura adequada é essencial para que a comunicação possa fluir bem, e a inclusão digital dos alunos é uma preocupação.
Palavras-chave: Análise qualitativa, Atividades remotas, Disciplinas, Isolamento social

Referências

Cavalcanti, A., Dourado, R., Rodrigues, R., Alves, N., Silva, J., and Ramos, J. L. C.(2018). An analysis of self-regulated learning behavioral diversity in different scenarios in distance learning courses. In VII Congresso Brasileiro de Inform atica na Educaçã - XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).


Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. SAGE Publications, 4 edition.


DOU (2020).Portaria No. 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Edição 53, Seção 1, p. 39. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em:11 de julho de 2020.


Ferreira, T., Viana, D., Fernandes, J., and Santos, R. (2018). Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’18, page 230–239, NewYork, NY, USA. Association for Computing Machinery.


Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4a. edition.


Gonçalves, E., Vilela, J., and Bezerra, J. (2018). Análise estatística de notas e interações em cursos a distância. In VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação - XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).


Jones, D. (1996). Computing by distance education: Problems and solutions. In Proceedings of the 1st Conference on Integrating Technology into Computer Science Education, ITiCSE ’96, page 139–146, New York, NY, USA. Association for ComputingMachinery.


Li, R., Pei, S., Chen, B., Song, Y., Zhang, T., Yang, W., and Shaman, J. (2020). Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (sars-cov-2).Science, 368(6490):489–493.


Mogetti, R. S., Brod, F. A. T., and Lopes, J. L. B. (2020). Videoaula interativa como material potencialmente significativo na educação à distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(1).


Moreira Neto, M., Coutinho, E. F., and Moreira, L. O. (2020). Reflexões sobre os Aspectos Sociais da Tecnologia Blockchain na Pandemia do SARS-CoV2. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), 5(1).


Santos, C., Coutinho, E. F., Paillard, G. A. L., and Moreira, L. O. (2020). Um relato sobreos desafios das atividades remotas em um curso de graduação presencial diante das medidas de prevenção contra o SARS-CoV-2. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), 18(1).


Silva Junior, L. C. F., Ferreira, A. R., Pimental, F. S. C., Lima, W. M., and Assunção, I. P. (2020). Atividades na pós-graduação utilizando ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19: Análise qualitativa descritiva. Revista de Educação à Distância(EmRede), 7(1):276–293.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Clemilson Costa dos; PAILLARD, Gabriel; MOREIRA, Leonardo Oliveira; SILVA FILHO, Francisco Romes da; COUTINHO, Emanuel F.. Uma Análise Qualitativa sobre Atividades Remotas em Disciplinas no Período de Isolamento Social. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 292-301. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.292.