LogicFlow: Uma Ferramenta Para o Auxílio de Ensino-aprendizagem de Circuitos Digitais

  • Laura Quevedo Jurgina Universidade Federal de Pelotas
  • Régis Zanandrea Universidade Federal de Pelotas
  • Leomar Soares Rosa Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe de Souza Marques Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Com o avanço da tecnologia é possível obter um grande poder de processamento na palma das nossas mãos. Esse avanço proporciona a exploração de novas metodologias de ensino. Docentes de disciplinas, como a de Circuitos Digitais, ministrada em cursos de Ciência e Engenharia de Computação, deparam-se com desafios nos quais discentes encontram dificuldades na compreensão do conteúdo por déficit na concepção de conceitos que necessitariam ter sido consolidados em momentos anteriores de sua formação. Ao unir a tecnologia com ideias alternativas, a ferramenta LogicFlow procura engajar e mudar a visão do ato de aprender. Contando com uma interface de usuário simples e intuitiva, voltada para dispositivos móveis, permite utilizar portas lógicas, conexões e terminais para construir e simular circuitos digitais, além de possibilitar o desenvolvimento de projetos hierárquicos.
Palavras-chave: Circuitos Digitais, Ferramenta para Ensino-aprendizagem, LogicFlow

Referências

Aguiar, E. V. (2008).As Novas Tecnologias e o ensino-aprendizagem. RevistaVértice. vol. 10, n.1.


Hecktheuer,B. B.(2013). Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias no Ensino deMatemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas.


Watkins,A.(2011). Creating Games With Unity And Maya: How To Develop Fun And Marketable 3D Games. Focal Press.


Silva,A. F.;Kodama, H. M. Y. (2004). Jogos no Ensino da Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.


Carvalho, L. S.; Nakamura F. G. (2013). Práticas de Ensino na Disciplina de Circuitos Lógicos. International Journal of Computer Architecture Education.


Klock, C. E.; Ribas,R. P.; Reis, A. I.(2010). Karma: um ambiente para o aprendizado de síntese de funções Booleanas. Revista Brasileira de Informática na Educação Computação, vol. 18, n. 2, pp. 33-43.


Karnaugh, M.(1953).The map method for synthesis of combinational logic circuits. Trans. AIEE, Commun. & Electron., vol.72, no.1, pp.593-598.


Humanes, A. V.(2019). “DiCiDe Digital Circuit Design -Apps GooglePlay”.https://play.google.com/store/apps/details?id=com.avh.digitalcircuitdesign, Julho.


Dudie.(2019).Logic Gates -Apps para Android no Google Play.https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Logic.gates_Xor.en. Julho


Mainali, A. (2019).Logical Gates -Apps para Androidno Google Play. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.logicalgates. Julho.


Kajory.(2019).Logic Simulator Pro -Apps para Android no Google Play.https://play.google.com/store/apps/details?id=com.KAJORY.Logicsimulatorpro&hl=pt_BR. Julho.


EducationMobi.(2019)Digital Logic -Apps para Android no Google Play. https://play.google.com/store/apps/details?id=educationeworld.digital_logic_design. Julho.


John,B. E.; Kieras,D. E. (1996). Using GOMS for user interface design and evaluation: which technique. ACMTransactions on Computer Human Interaction, v. 4, n.3.


Carvalho, Ana A. A. (2005). Como olhar criticamente o software educativo multimídia.


Cybis, W. A. (1997)Qualidade dosoftwarena interação com o usuário: uma abordagem ergonômica.
Publicado
24/11/2020
JURGINA, Laura Quevedo; ZANANDREA, Régis; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares; MARQUES, Felipe de Souza. LogicFlow: Uma Ferramenta Para o Auxílio de Ensino-aprendizagem de Circuitos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 322-331. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.322.