LogicFlow: Uma Ferramenta Para o Auxílio de Ensino-aprendizagem de Circuitos Digitais

  • Laura Quevedo Jurgina Universidade Federal de Pelotas
  • Régis Zanandrea Universidade Federal de Pelotas
  • Leomar Soares Rosa Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe de Souza Marques Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Com o avanço da tecnologia é possível obter um grande poder de processamento na palma das nossas mãos. Esse avanço proporciona a exploração de novas metodologias de ensino. Docentes de disciplinas, como a de Circuitos Digitais, ministrada em cursos de Ciência e Engenharia de Computação, deparam-se com desafios nos quais discentes encontram dificuldades na compreensão do conteúdo por déficit na concepção de conceitos que necessitariam ter sido consolidados em momentos anteriores de sua formação. Ao unir a tecnologia com ideias alternativas, a ferramenta LogicFlow procura engajar e mudar a visão do ato de aprender. Contando com uma interface de usuário simples e intuitiva, voltada para dispositivos móveis, permite utilizar portas lógicas, conexões e terminais para construir e simular circuitos digitais, além de possibilitar o desenvolvimento de projetos hierárquicos.
Palavras-chave: Circuitos Digitais, Ferramenta para Ensino-aprendizagem, LogicFlow

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Publicado
24/11/2020
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JURGINA, Laura Quevedo; ZANANDREA, Régis; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares; MARQUES, Felipe de Souza. LogicFlow: Uma Ferramenta Para o Auxílio de Ensino-aprendizagem de Circuitos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 322-331. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.322.