Contextos de Aprendizagem para Interações Contingentes em Fóruns de Discussão Online: uma Investigação à Luz da Etnografia Interacional

  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3509-1355
  • Judith L. Green University of California Santa Barbara
  • Vanessa Ellen Cacau Santos Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar contextos de aprendizagem favoráveis à implementação de interações contingentes em um fórum de discussão de um Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância. A abordagem Etnográfica Interacional que norteou esta pesquisa estabelece quatro princípios operativos que guiam as decisões e ações do etnógrafo no campo de pesquisa. Tais princípios promoveram uma compreensão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem no fórum. Os resultados do estudo apontam, principalmente: a fragilidade da representação da interação na ferramenta fórum investigada e o surgimento de uma nova unidade de análise para o estudo de interações contingentes: o fórum como um todo.
Palavras-chave: Contextos de Aprendizagem, Fóruns de Discussão Online, Etnografia Interacional

Referências

Agar, M. (2006). “An Ethnography By Any Other Name”, In: Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, [S.l.], v. 7, n. 4.


Castanheira, M. L. (2004). Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula, Belo Horizonte: CEALE/Autêntica.


David, P. B. (2010). Interações contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE.


David, P. B.; Castro-Filho, J. A. (2012). “Sistema de Análise de Interações Contingentes: Uma Contribuição para Práticas Interativas em Cursos a Distância”. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 8, p. 1-28.


David, P. B.; Trajano de Lima, E.; Mendes, F. A. G.(2015). “Uma Ontologia de Domínio para a Análise do Diálogo Freireano em Fóruns de Discussão da Educação a Distância”. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, Maceió-AL.


Freire, R. S., David, P. B. and Oliveira, F. K. (2011) “Dialogicidade na Formação Online de Professores de Matemática”, In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Aracaju-SE.


Goodwin, C. and Duranti, A. (1992).Rethinking Context: an Introduction.In: Rethinking Context: Languagem as an interactive phenomenon. Alessandro Duranti and Charles Goodwin, eds., Interaction and gramar, pp. 1-42. Cambridge: Cambridge University Press.


Green, J. and Dixon, C. (1993) “Talking Knowledge into Being: Discursive and Social Practices in Classrooms”, Linguistics and Education, v.5, n. 3-4, p. 231-239.


Green, J. L., Dixon, C. N. and Zaharlick, A. (2005) “A etnografia como uma lógica de investigação”, In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79.


Green, J. and Wallat, C. (1979) “What is an Instructional Context? An Exploratory Analysis of Conversational Shifts Across Time”.Ablex Publishing Corporation: Norwood, New Jersey.


Green, J. and Wallat, C. (1981) “Mapping instructional conversations: A sociolinguistic ethnography”, In: Ethnography and Language in Educational Settings, v. 5, p.161-205.


Kumpulainen, K. and Erstad, Ola. (2017) “(Re)Searching learning across contexts: Conceptual, methodological and empirical explorations”, In: International Journal of Educational Research(IJER), v. 84,p.55-57.


Lamy, M.; Goodfellow, R. (1999). “Reflective Conversation” in the Virtual Language Classroom. Language Learning & Tecnology, v.2, n.2, p. 43-61, Disponível em: . Acesso em: ago. 2020.


McDermott, R. (1976) “Kids Make Sense: an Ethnographic Account of the Interactional Managementof Success and Failure”, In: One First-Grade Classroom. Ph.D. Dissertation, Stanford.


Mitchell, D.C. (1984) “An evaluation of subject-paced reading tasks and other methods for investigating immediate processes in Reading”, In: New methods in reading comprehension research. Hillsdale, Erlbaum. Kieras, D. & Just, M.A. (Eds.)


Rasmussen, I.; Damşa, C. I. (2017). “Heterochrony through moment-to-moment interaction: A micro-analytical exploration of learning as sense making with multiple resources”,In: International Journal of Educational Research(IJER), v. 84, p. 79-89.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DAVID, Priscila Barros; GREEN, Judith L.; SANTOS, Vanessa Ellen Cacau. Contextos de Aprendizagem para Interações Contingentes em Fóruns de Discussão Online: uma Investigação à Luz da Etnografia Interacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 332-341. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.332.