Elaboração de um conjunto de métricas de qualidade para avaliação de experiências de aprendizagem com realidade aumentada

  • Julio Augusto da Rosa Carraro Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-9517-0963
  • Fabiola Augusta Dahlke Spredemann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josete Mazon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iane Franceschet de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar a elaboração de um conjunto de métricas para a avaliação da qualidade das aplicações de realidade aumentada relacionadas à educação. A partir do método Goal Question Metric, foram desenvolvidas 8 classes de métricas e posteriormente aplicadas em um projeto de desenvolvimento de realidade aumentada. As métricas consideradas foram efetivas no mapeamento de problemas no processo de desenvolvimento, facilitando assim os procedimentos de correção e adaptação. Consequentemente, a utilização de métricas adequadas possibilitou um maior controle da qualidade das aplicações, gerando experiências compatíveis com seus objetivos.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Métricas de Qualidade, Software

Referências

Azuma, R. T. (1997). Uma pesquisa sobre realidade aumentada. Presença: Teleoperadores e Ambientes Virtuais, 6(4):355–385.


Becker, S. A., Brown, M., Dahlstrom, E., Davis, A., DePaul, K., Diaz, V., and Pomerantz, J. (2018). Nmc horizon report: 2018 higher education edition. Louisville, CO:


EDUCAUSE.


Bowman, D. A., Johnson, D. B., and Hodges, L. F. (2001). Testbed evaluation of virtual environment interaction techniques. Presence: Teleoperators & Virtual Environments, 10(1):75–95.


Caldiera, Victor R Basili Gianluigi e Rombach, H. D. (1994). The goal question metric approach. Encyclopedia of software engineering, pages 528–532.


Chagas, Jonas M e da Silva, J. P. S. (2019). Um plano goal/question/metrics para aprendizado baseado em problemas na engenharia de software. In Anais da III Escola Regional de Engenharia de Software, pages 73–80. SBC.


Dexter, S. (2002). etips-educational technology integration and implementation principles. In Designing instruction for technology-enhanced learning, pages 56–70. IGI


Global.


Dey, A., Billinghurst, M., Lindeman, R. W., and Swan, J. (2018). A systematic review of 10 years of augmented reality usability studies: 2005 to 2014. Frontiers in Robotics and AI, 5:37.


Dunser, A., Grasset, R., and Billinghurst, M. (2008). ¨A survey of evaluation techniques used in augmented reality studies. Human Interface Technology Laboratory New Zealand.


Gomes, M. M. P. (2011). Metricas e medição no processo de desenvolvimento de software: estudo de caso. PhD thesis, Instituto Universitario de Lisboa.


Lopes, L. M. D., Vidotto, K. N. S., Pozzebon, E., and Ferenhof, H. A. (2019). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: Uma revisao sistemática. Educação em Revista, 35.


Madureira, J. S. et al. (2017). Avaliação de equipes de desenvolvimento de software por meio de metricas orientadas a objeto. Master’s thesis, Universidade Federal de Sergipe.


Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Morgan Kaufmann.


Pressman, Roger e Maxim, B. (2016). Engenharia de Software - 8ª Edição. McGraw Hill Brasil.


Samini, Ali e Palmerius, K. L. (2017). Popular performance metrics for evaluation of interaction in virtual and augmented reality. In 2017 International Conference on Cyberworlds (CW), pages 206–209. IEEE.


Santos, M. E. C., Chen, A., Taketomi, T., Yamamoto, G., Miyazaki, J., and Kato, H. (2013). Augmented reality learning experiences: Survey of prototype design and evaluation. IEEE Transactions on learning technologies, 7(1):38–56.


Schulmeyer, Gordon Gordon e McManus, J. I. (1992). Handbook of software quality assurance. Van Nostrand Reinhold Co.


Theden, Philipp e Colsman, H. (2013). Qualitatstechniken: Werkzeuge zur Problemlosung und standigen Verbesserung. Carl Hanser Verlag GmbH Co KG.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CARRARO, Julio Augusto da Rosa; DAHLKE SPREDEMANN, Fabiola Augusta; POZZEBON, Eliane; MAZON, Josete; FRANCESCHET DE SOUSA, Iane; COSTA, Alexandre Marino. Elaboração de um conjunto de métricas de qualidade para avaliação de experiências de aprendizagem com realidade aumentada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 421-430. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.421.