Elaboração de um conjunto de métricas de qualidade para avaliação de experiências de aprendizagem com realidade aumentada
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar a elaboração de um conjunto de métricas para a avaliação da qualidade das aplicações de realidade aumentada relacionadas à educação. A partir do método Goal Question Metric, foram desenvolvidas 8 classes de métricas e posteriormente aplicadas em um projeto de desenvolvimento de realidade aumentada. As métricas consideradas foram efetivas no mapeamento de problemas no processo de desenvolvimento, facilitando assim os procedimentos de correção e adaptação. Consequentemente, a utilização de métricas adequadas possibilitou um maior controle da qualidade das aplicações, gerando experiências compatíveis com seus objetivos.
Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Métricas de Qualidade, Software
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
CARRARO, Julio Augusto da Rosa; DAHLKE SPREDEMANN, Fabiola Augusta; POZZEBON, Eliane; MAZON, Josete; FRANCESCHET DE SOUSA, Iane; COSTA, Alexandre Marino.
Elaboração de um conjunto de métricas de qualidade para avaliação de experiências de aprendizagem com realidade aumentada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 421-430.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.421.