Metodologia para aplicação de técnicas de Gamificação e Planta Virtual no curso de Automação

  • Marcos Vinícius de Amorim USP
  • Eduardo Lorenzetti Pellini USP

Resumo


A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis ​​e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Portanto, para os alunos dessa área, a parte prática é muito importante, porém necessita-se um alto valor financeiro para as instituições manterem os laboratórios didáticos. Logo, é apresentado nesse trabalho uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho.
Palavras-chave: Automação, Gamificação, Planta Virtual, Hardware in the loop, Estrutura Octalysis

Referências

Araujo, F. A. T. and Carreiro, F. B. (2017). Laboratório semi-virtual para aprendizagem interativa de automação e controle de processos industriais. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, XLV, Joinville, Anais.


Boaventura, E. F. and Oliveira, R. d. C. S. (2018). Gamificação: Uma análise de sua aplicação como ferramenta de engajamento, aprendizagem e interação em ambientes virtuais. Revista Brasileira de Educação e Cultura — RBEC— ISSN 2237-3098, (17):104–128.


Canadas, N., Machado, J., Soares, F., Barros, C., and Varela, L. (2018). Simulation of cyber physical systems behaviour using timed plant models. Mechatronics, 54:175 – 185.


Chou, Y. K. (2015). Actionable gamification: Beyond points, badges, and leaderboards. Packt Publishing Ltd.


Dos Santos, M., Martins Manhães, A., and Lima, A. R. (2018). Indústria 4.0: desafios e oportunidades para o Brasil. Sergipe. SIMPROD.


Felício, L. C. (2010). Modelagem da dinâmica de sistemas e estudo da resposta. RiMa, São Carlos.


Ferreira, M., Morgado, L., and Miranda, G. (2018). Análise das funcionalidades de gamificação nos ambientes de aprendizagem classcraft e moodle à luz da framework octalysis. Lisboa.


Fraga, R. P., Perez, G., and Damin, F. (2016). Situating gamification in relation to other game based concepts: A systematic review. In Proceeding of the 14th Contecsi International Conference on Information Systems and Technology Management, pages


1523–1544, São Paulo. TECSI.


Garcia, C. (2009). Modelagem e Simulação de Processos Industriais e de Sistema Eletromecânicos. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.


Jr, D., Albertin, M., Elienesio, M., A. S., A., Pontes, H., and Dos Santos Aires, A. (2017). Principais inovações tecnológicas da indústria 4.0 e suas aplicações e implicações na manufatura. Bauru. SIMPEP.


Persechini, M. A. M. and Mendes, L. T. S. (2014). Plataforma integrada para ensino de controle e automação. Congresso Brasileiro de Automática, XX, Belo Horizonte, Anais, pages 1411–1418.


Tagliari, I. B., Junior, G. B., Rosa, L. C., Marques, M. A., de Lemos, M. A., and Sorocaba, A. C. (2010). Automação em processos produtivos baseada em instrumentação virtual. In 9th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, pages 1–6, Sorocaba. INDUSCON.


Toda, A. M., da Silva, A. P., and Isotani, S. (2017). Desafios para o planejamento e implantação da gamificação no contexto educacional. RENOTE, 15(2).
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
AMORIM, Marcos Vinícius de; PELLINI, Eduardo Lorenzetti. Metodologia para aplicação de técnicas de Gamificação e Planta Virtual no curso de Automação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 441-450. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.441.