Metodologia para aplicação de técnicas de Gamificação e Planta Virtual no curso de Automação

  • Marcos Vinícius de Amorim USP
  • Eduardo Lorenzetti Pellini USP

Resumo


A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis ​​e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Portanto, para os alunos dessa área, a parte prática é muito importante, porém necessita-se um alto valor financeiro para as instituições manterem os laboratórios didáticos. Logo, é apresentado nesse trabalho uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho.
Palavras-chave: Automação, Gamificação, Planta Virtual, Hardware in the loop, Estrutura Octalysis

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Publicado
24/11/2020
AMORIM, Marcos Vinícius de; PELLINI, Eduardo Lorenzetti. Metodologia para aplicação de técnicas de Gamificação e Planta Virtual no curso de Automação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 441-450. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.441.