Kalinin II: relato de experiência de um Escape Room aplicado no ambiente educacional

  • Guilherme S. Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Ramon C. Barbosa IFRS
  • Átila M. Costa IFRS
  • Silvia C. Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7495-6636
  • Márcia Häfele Islabão Franco Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo A. R. Schmitt Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-1290-5029
  • Fábio Y. Okuyama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência que utilizou como estratégia de aprendizagem o estilo de jogo escape room. Toda a elaboração do jogo baseou-se no framework EscapED, o qual sistematiza um conjunto de elementos que viabilizam o desenvolvimento deste tipo de jogo no contexto educacional. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A coleta de dados foi conduzida a partir de uma adaptação do modelo Meega+, o qual foi usado para avaliação da experiência. Os resultados, identificados foram promissores, o que amplia a perspectiva para novos estudos utilizando esse estilo de jogo no ambiente educacional.
Palavras-chave: Estratégia de Aprendizagem, Relato de experiência, Escape Room

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Publicado
24/11/2020
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COSTA, Guilherme S.; BARBOSA, Ramon C.; COSTA, Átila M.; BERTAGNOLLI, Silvia C.; FRANCO, Márcia Häfele Islabão; SCHMITT, Marcelo A. R.; OKUYAMA, Fábio Y.. Kalinin II: relato de experiência de um Escape Room aplicado no ambiente educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 481-490. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.481.