Uma análise orientada a dados para avaliar o impacto da gamificação de um juiz on-line no desempenho de estudantes
Resumo
O uso da gamificação em ambientes educacionais pode ter efeitos positivos, neutros ou até negativos. Por isso, é essencial avaliar o impacto da gamificação no desempenho dos alunos. Estudos recentes apontam para o uso de análise dirigida aos dados dos estudantes para avaliar a gamificação ao invés de questionários que são pouco escaláveis e podem apresentar vieses que dependem de muitos fatores. Seguindo essa linha, este artigo apresenta um estudo sobre os efeitos de uma plataforma de gamificação estrutural integrada a um juiz on-line com IDE (Integrated Development Enviroment) próprio, para turmas da disciplina de Introdução à Programação de Computadores (IPC). O estudo realizado sobre 9 turmas analisa as correlações entre o tempo que alunos passam no ambiente de programação e na plataforma de gamificação, e seus respectivos desempenhos baseado em suas notas finais. Como resultados, observou-se uma correlação positiva entre o tempo de prática e o desempenho, cuja causalidade mostrou-se provocada pela gamificação.
Palavras-chave:
gamificação, juiz-online, introdução a programação de computadores
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
FILHO, Daniel Lopes Zordan; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de; PESSOA, Marcela; PEREIRA, Filipe Dwan; OLIVEIRA, David Braga Fernandes de.
Uma análise orientada a dados para avaliar o impacto da gamificação de um juiz on-line no desempenho de estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 491-500.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.491.