Aprendizagem Colaborativa no Ensino Médio por meio de Gamificação: Um Relato de Experiência

  • Jamille Silva Madureira Instituto Federal de Sergipe
  • Aline de Jesus Sá Instituto Federal de Sergipe
  • Carlos Mariano Melo Júnior Instituto Federal de Sergipe
  • Elaine Meneses Souza Lima Instituto Federal de Sergipe
  • Giovanni Gomes Lessa Instituto Federal de Sergipe
  • José Hélio Barbosa Junior Instituto Federal de Sergipe
  • Tiago Barbosa da Silva Instituto Federal de Sergipe
  • Tiago Cordeiro de Oliveira Instituto Federal de Sergipe

Resumo


Este artigo relata uma experiência de gamificação como atividade interdisciplinar entre as aulas de informática e demais disciplinas do primeiro ano de um curso integrado ao ensino médio. A turma foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis pela elaboração dos jogos em formato de quiz utilizando uma ferramenta de editor de apresentação e o Scratch. Ao final da atividade, os alunos relataram que a experiência foi positiva, pois tiveram a oportunidade de aprender os conteúdos das disciplinas desenvolvendo a criatividade e trabalhando em grupo.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, gamificação, quiz, editor de apresentação, Scratch

Referências

Alves, R., Geglio, P. C., Moita, F., Souza, C., and Araújo, M. (2015). O quiz como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educacão. Pernambuco.


Bittencourt, C. S., Grassi, D., Arusievicz, F., and Tonidandel, I. (2004). Aprendizagem colaborativa apoiada por computador. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação.


Coutinho, C. (2019). Promoção juntou ganhou: Uma experiência gamificada para o engajamento de estudantes de ensino médio. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 739.


Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez.


Oliveira, L., Rosa, S., and Pimentel, A. (2019).Revisão Sistemática da Literatura: Formação de Grupos na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informáttica na Educação - SBIE), 30(1):1955.


Schneider, H. N. (2013). A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), 2(2):86–104.


Terradas, R. D. (2019). A importância da interdisciplinaridade na educação matemática. Revista da Faculdade de Educação, 14(16):95–114.


Wiener, A. and de Campos, A. (2018). Colligo app: gamificação em sala de aula. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 272.


Wiener, A. and de Campos, A. (2019). Kolligo: gamificação na educação para experiência de aprendizagem mais engajadoras. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1180.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MADUREIRA, Jamille Silva; SÁ, Aline de Jesus; JÚNIOR, Carlos Mariano Melo; LIMA, Elaine Meneses Souza; LESSA, Giovanni Gomes; JUNIOR, José Hélio Barbosa; SILVA, Tiago Barbosa da; OLIVEIRA, Tiago Cordeiro de . Aprendizagem Colaborativa no Ensino Médio por meio de Gamificação: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 501-510. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.501.