Aprendizagem Colaborativa no Ensino Médio por meio de Gamificação: Um Relato de Experiência

  • Jamille Silva Madureira Instituto Federal de Sergipe
  • Aline de Jesus Sá Instituto Federal de Sergipe
  • Carlos Mariano Melo Júnior Instituto Federal de Sergipe
  • Elaine Meneses Souza Lima Instituto Federal de Sergipe
  • Giovanni Gomes Lessa Instituto Federal de Sergipe
  • José Hélio Barbosa Junior Instituto Federal de Sergipe
  • Tiago Barbosa da Silva Instituto Federal de Sergipe
  • Tiago Cordeiro de Oliveira Instituto Federal de Sergipe

Resumo


Este artigo relata uma experiência de gamificação como atividade interdisciplinar entre as aulas de informática e demais disciplinas do primeiro ano de um curso integrado ao ensino médio. A turma foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis pela elaboração dos jogos em formato de quiz utilizando uma ferramenta de editor de apresentação e o Scratch. Ao final da atividade, os alunos relataram que a experiência foi positiva, pois tiveram a oportunidade de aprender os conteúdos das disciplinas desenvolvendo a criatividade e trabalhando em grupo.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, gamificação, quiz, editor de apresentação, Scratch

Referências

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Publicado
24/11/2020
MADUREIRA, Jamille Silva; SÁ, Aline de Jesus; JÚNIOR, Carlos Mariano Melo; LIMA, Elaine Meneses Souza; LESSA, Giovanni Gomes; JUNIOR, José Hélio Barbosa; SILVA, Tiago Barbosa da; OLIVEIRA, Tiago Cordeiro de . Aprendizagem Colaborativa no Ensino Médio por meio de Gamificação: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 501-510. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.501.