Uma experiência de Orientação Profissional com Jogos por meio do GamIFique

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar a utilização de estratégias de gamificação em processos de orientação profissional com estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa envolveu coleta de dados através de revisão sistemática de literatura, análise documental, entrevistas, grupo focal, questionários, desenvolvimento de um artefato gamificado e composição de um modelo de orientação profissional. Como resultados, os participantes puderam vivenciar a realidade profissional da área que estudam, mediados através dos desafios do jogo. A combinação dessas estratégias mostrou-se viável para provocar o comportamento exploratório dos estudantes e ampliar o conhecimento destes sobre a área profissional que estudam.
Palavras-chave: Orientação profissional, Gamificação, Jogos educativos

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Publicado
24/11/2020
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MACHADO, Yane Ferreira; OLIVEIRA, Francisco Kelsen . Uma experiência de Orientação Profissional com Jogos por meio do GamIFique. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 511-521. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.511.