Jogos Sérios no Processo de Ensino e Aprendizagem de Interação Humano-Computador

Resumo


Objetivando auxiliar nas escolhas de jogos sérios para apoiar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina Interação Humano-Computador (IHC), este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o procedimento Snowballing Reverso de artigos publicados nas bases de dados da ACM, Springer, Scopus e dos Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. O resultado inclui comparativo dos jogos sérios selecionados; a síntese da RSL se subdividiu em mostrar as características, os requisitos não funcionais dos jogos e a experiência do usuário ao usar esses jogos. Os resultados revelam aspectos que devem ser levados em conta na escolha de um jogo sério para IHC, além de constatar a carência de pesquisas sobre o tema.
Palavras-chave: Jogos Sérios, Processo de Ensino e Aprendizagem, Interação Humano-Computador

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Publicado
24/11/2020
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BARROS DE SALES, André; SOUSA E SILVA, Mateus Augusto . Jogos Sérios no Processo de Ensino e Aprendizagem de Interação Humano-Computador. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 552-561. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.552.