Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG

  • Luis Felipe de Oliveira Melle Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Juliana Cristina Braga Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Edson Pinheiro Pimentel Universidade Federal do ABC (UFABC) https://orcid.org/0000-0003-2838-212X
  • Silvia Cristina Dotta Universidade Federal do ABC (UFABC)

Resumo


O desenvolvimento de jogos educacionais necessita do envolvimento de uma equipe multidisciplinar de modo a equilibrar aspectos pedagógicos, de jogabilidade, usabilidade e também de acessibilidade. Diversas metodologias concebidas para o desenvolvimento de jogos têm sido aplicadas com jogos educacionais mas apresentam lacunas. Isto também ocorreu com a metodologia INTERA, quando utilizada no desenvolvimento de um jogo do tipo Role-Play Game (RPG). Este trabalho tem por objetivo apresentar a revisão da metodologia INTERA incluindo elementos para guiar e organizar o desenvolvimento de jogos digitais educacionais. Adicionalmente, o artigo apresenta também um estudo de campo de aplicação da nova versão INTERA em um jogo do tipo RPG.
Palavras-chave: Framework para jogos educacionais, Metodologia INTERA, Jogos RPG

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Publicado
24/11/2020
MELLE, Luis Felipe de Oliveira; BRAGA, Juliana Cristina; PIMENTEL, Edson Pinheiro; DOTTA, Silvia Cristina. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 602-611. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.602.