Interface tangível com material dourado em jogo digital de aprendizagem de matemática

  • Adriana G. Alves UNIVALI
  • Jonathan E. Chaves Univali
  • Alexandre M. Cordeiro Univali

Resumo


Aborda-se nesse artigo o desenvolvimento de jogo digital acessível para aprendizagem de matemática utilizando o material dourado como interface tangível. A metodologia se pauta no Design Science Research que legitima o desenvolvimento de artefatos como um meio para se produzir conhecimento científico. O jogo foi concebido, desenvolvido, analisado de forma empírica por professora e alunos com deficiência intelectual, e de forma heurística pelos pesquisadores, considerando critérios de acessibilidade em jogos digitais. Os resultados colaboram na pesquisa em jogos educativos digitais, promovendo a discussão acerca de interfaces diferenciadas para o público-alvo da educação inclusiva.
Palavras-chave: Interface Tangível, Material Dourado, Jogo Digital, Aprendizagem de Matemática

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Publicado
24/11/2020
ALVES, Adriana G.; CHAVES, Jonathan E.; CORDEIRO, Alexandre M.. Interface tangível com material dourado em jogo digital de aprendizagem de matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 612-621. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.612.