Uma estratégia de Game Learning Analytics para avaliar level design em um jogo educacional

  • Douglas Melo Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafaela Melo Universidade do Estado do Amazonas
  • João Ricardo Serique Bernardo Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Pessoa Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3064-5585
  • Luis Cuevas Rodríguez Universidade do Estado do Amazonas
  • Fernanda Pires Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-8180-9850

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar o level design de um jogo educacional chamado "Robô Euroi" usando técnicas de Game Learning Analytics (GLA), com uma estrutura própria de captura de dados flexível. Uma aplicação do jogo foi realizada com 71 pessoas de diferentes idades e os dados gerados pelos jogadores foram capturados e posteriormente analisados, usando a linguagem de programação Python. Os resultados evidenciam benefícios da captura e análise de dados aplicadas, uma boa aceitação por parte do público-alvo e um potencial desafiador do jogo.
Palavras-chave: Game Learning Analytics, Pensamento computacional, jogo educacional

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Publicado
24/11/2020
MELO, Douglas; MELO, Rafaela; BERNARDO, João Ricardo Serique; PESSOA, Marcela; RODRÍGUEZ, Luis Cuevas; PIRES, Fernanda. Uma estratégia de Game Learning Analytics para avaliar level design em um jogo educacional . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 622-631. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.622.