Uma estratégia de Game Learning Analytics para avaliar level design em um jogo educacional

  • Douglas Melo Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafaela Melo Universidade do Estado do Amazonas
  • João Ricardo Serique Bernardo Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcela Pessoa Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3064-5585
  • Luis Cuevas Rodríguez Universidade do Estado do Amazonas
  • Fernanda Pires Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-8180-9850

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar o level design de um jogo educacional chamado "Robô Euroi" usando técnicas de Game Learning Analytics (GLA), com uma estrutura própria de captura de dados flexível. Uma aplicação do jogo foi realizada com 71 pessoas de diferentes idades e os dados gerados pelos jogadores foram capturados e posteriormente analisados, usando a linguagem de programação Python. Os resultados evidenciam benefícios da captura e análise de dados aplicadas, uma boa aceitação por parte do público-alvo e um potencial desafiador do jogo.
Palavras-chave: Game Learning Analytics, Pensamento computacional, jogo educacional

Referências

Alonso-Fernández, C., Calvo-Morata, A., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2019a). Applications of data science to game learning analytics data: Asystematic literature review.Computers & Education, 141:103612.


Alonso-Fernández, C., Cano, A. R., Calvo-Morata, A., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., andFernández-Manjón, B. (2019b). Lessons learned applying learning analytics to assess serious games. Computers in Human Behavior, 99:301–309.


Djaouti, D., Alvarez, J., Jessel, J.-P., and Rampnoux, O. (2011). Origins of serious games. In Serious games and edutainment applications, pages 25–43. Springer.


Freire, M., Serrano-Laguna, Á., Manero, B., Martínez-Ortiz, I., Moreno-Ger, P., and Fernández-Manjón, B. (2016). Game learning analytics: learning analytics for serious games. In Learning, design, and technology, pages 1–29. Springer Nature Switzerland AG.


Girard, C., Ecalle, J., and Magnan, A. (2013). Serious games as new educational tools: how effective are they? a meta-analysis of recent studies. Journal of computer assisted learning, 29(3):207–219.


Hicks, D., Eagle, M., Rowe, E., Asbell-Clarke, J., Edwards, T., and Barnes, T. (2016). Using game analytics to evaluate puzzle design and level progression in a serious game. In Proceedings of the Sixth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, pages 440–448.


Kang, J., Liu, M., and Qu, W. (2017). Using gameplay data to examine learning behavior patterns in a serious game.Computers in Human Behavior, 72:757–770.


Kevan, J. M. and Ryan, P. R. (2016). Experience api: Flexible, decentralized and activity-centric data collection.Technology, knowledge and learning, 21(1):143–149.


Melo, D., de Sousa Pires, F. G., Melo, R., and J ́unior, R. J. d. R. S. (2018a). Robô Euroi: Game de estratégia matemática para exercitar o pensamento computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 685.


Melo, D., Junior, R. J. d. R. S., Duarte, J., and de Sousa Pires, F. G. (2018b). Robô euroi: Estratégias matemáticas para desenvolver o pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação , volume 7, page 242.


Pires, F., Pessoa, M., Ferreira, R., Bernardo, J. R., and de Lima, F. M. (2020). O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da língua portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:436.


Plass, J. L., Homer, B. D., and Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational Psychologist, 50(4):258–283.


Van Eck, R. (2006). Digital game-based learning: It’s not just the digital natives who are restless. EDUCAUSE review, 41(2):16.


Wallner, G. and Kriglstein, S. (2013). Visualization-based analysis of gameplay data–a review of literature. Entertainment Computing, 4(3):143–155.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Douglas; MELO, Rafaela; BERNARDO, João Ricardo Serique; PESSOA, Marcela; RODRÍGUEZ, Luis Cuevas; PIRES, Fernanda. Uma estratégia de Game Learning Analytics para avaliar level design em um jogo educacional . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 622-631. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.622.