Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Síndrome de Down: Um Mapeamento Sistemático
Resumo
Ensinar crianças com síndrome de down (SD) demanda o uso de métodos e ferramentas diferenciadas, ocasionado por dificuldades cognitivas, social e na linguagem desses indivíduos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar as principais ferramentas assistivas que fornecem apoio ao ensino e aprendizagem de pessoas com SD, adotando para isso, uma metodologia de pesquisa fundamentada nos princípios da Engenharia de Software Experimental, que se baseia na condução de um estudo secundário: o Mapeamento Sistemático. Como resultado foram identificas 10 ferramentas assistivas, sendo a maioria contextualizada para o auxílio da alfabetização e 3 abordagens pedagógicas, aplicadas em 30% das ferramentas mapeadas.
Palavras-chave:
Ferramentas Assistivas, Síndrome de Down, Mapeamento Sistemático
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
GONÇALVES, Rodrigo Feitosa; CARDOSO, Jéssica Farias; AMORIM, Rainer Xavier de; PASSOS, Odette Mestrinho.
Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Síndrome de Down: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 652-661.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.652.