Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Síndrome de Down: Um Mapeamento Sistemático

  • Rodrigo Feitosa Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Jéssica Farias Cardoso Universidade Federal do Amazonas
  • Rainer Xavier de Amorim Universidade Federal do Amazonas
  • Odette Mestrinho Passos Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Ensinar crianças com síndrome de down (SD) demanda o uso de métodos e ferramentas diferenciadas, ocasionado por dificuldades cognitivas, social e na linguagem desses indivíduos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar as principais ferramentas assistivas que fornecem apoio ao ensino e aprendizagem de pessoas com SD, adotando para isso, uma metodologia de pesquisa fundamentada nos princípios da Engenharia de Software Experimental, que se baseia na condução de um estudo secundário: o Mapeamento Sistemático. Como resultado foram identificas 10 ferramentas assistivas, sendo a maioria contextualizada para o auxílio da alfabetização e 3 abordagens pedagógicas, aplicadas em 30% das ferramentas mapeadas.
Palavras-chave: Ferramentas Assistivas, Síndrome de Down, Mapeamento Sistemático

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Publicado
24/11/2020
GONÇALVES, Rodrigo Feitosa; CARDOSO, Jéssica Farias; AMORIM, Rainer Xavier de; PASSOS, Odette Mestrinho. Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Síndrome de Down: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 652-661. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.652.