ConectAEE: Um Sistema de Fomento à Comunicação Multidisciplinar na Perspectiva da Educação Especial

  • Eberson Santos Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Igor Vanderlei Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariel Andrade UFRPE
  • Rodrigo Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Jean Araujo Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Resumo


Diversas aplicações permitem acompanhar a rotina de alunos quefrequentam exclusivamente o ensino regular, mas normalmente nãoconsideram as especificidades relativas ao público-alvo da Educação Especial. Este artigo apresenta o ConectAEE, um sistema Web que permiteum atendimento compartilhado aos discentes do ensino especial e promove acomunicação entre seus professores, pais e profissionais de saúde. Comometodologia de desenvolvimento, adotou-se o Scrum, além de entrevistas eestudo bibliográfico que permitiram modelar o sistema. O ConectAEE foiavaliado por meio de entrevista de grupo focal, que indicou que o sistema tempotencial para se tornar um aliado em ações educacionais multidisciplinares.
Palavras-chave: Sistema Web, Comunicação Multidisciplinar, Educação Especial

Referências

Araújo, A. L. S. O. de, Brito, R. R. de e Silva, A. P. da (2013). Softwares paraeducação inclusiva: uma revisão sistemática no contexto de SBIE e WIE. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática naEducação - SBIE), 24(1), 507.


Dias, C. A. (2000). GRUPO FOCAL: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, p. 12.


Ferreira, V. e Canedo, E. (2019). Autenticidade na aprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de software: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 30(1), 41.


INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2020).Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2019. Brasília, DF: Inep.


MEC. Ministério da Educação (2008). Diretrizes operacionais da Educação Especialpara o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília, DF.


Melo, F. R. L. V. de e Ferreira, C. C. DE A. (2009). O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 1, p. 121–140, abr.


Miranda, A. A. B. (2008). Educação Especial no Brasil: Desenvolvimento Histórico.Cadernos de História da Educação, v. 7, p. 29–44.


Pelosi, M. B. e Nunes, L. R. D. de P. (2011). A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. 1.


Polonia, A. da C. e Dessen, M. A. (2005). Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2.


Saraiva, L. A. e Wagner, A. (2013). A relação família-escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 81, p. 739–772.


Schwaber, K. (2004). Agile project management with Scrum. Redmond, Wash:Microsoft Press.


Silberschatz, A., Sundarshan, S. e Korth, H. F. (2012). Sistema de banco de dados.Traducao Daniel Vieira. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.


Silva, C. C. B. da, Molero, E. S. da S. e Roman, M. D. (2016). A Interface entre Saúdee Educação: percepções de educadores sobre educação inclusiva. Psicologia Escolare Educacional, v. 20, n. 1, p. 109–115.


Soares, M. D. S (2004). Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software. INFOCOMP Journal of Computer Science, v. 3, n. 2,p. 8–13.


Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. Traducão Kalinka Oliveira; Ivan Bosnic. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.


Stauffer, M. (2019). Laravel: Up & Running: A Framework for Building Modern PHP Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media.


Vilaronga, C. A. R. e Mendes, E. G. (2014). Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 139–151.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Eberson; VANDERLEI, Igor; ANDRADE, Mariel; ROCHA, Rodrigo; ARAUJO, Jean. ConectAEE: Um Sistema de Fomento à Comunicação Multidisciplinar na Perspectiva da Educação Especial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 662-671. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.662.