ADA: Avatar Animado para o Moodle como Auxílio Docente

  • Isabella M. Freitas Universidade Federal de São João del Rei
  • Sofia L. Costa Paiva UFSJ

Resumo


Apesar de agregar valor no ensino, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle leva os docentes a enfrentarem dificuldades para realização de tarefas e inclusão de recursos. Este trabalho apresenta uma ferramenta para auxiliar o uso da plataforma Moodle, chamada ADA. Esta ferramenta visa assessorar os usuários na criação de recursos educacionais, especialmente aos recursos de Questionário e Laboratório de Avaliação. Ensaios de usabilidade foram feitos com a participação de docentes voluntários, evidenciando que a ferramenta atingiu, satisfatoriamente, os resultados esperados de eficiência. Espera-se que esta ferramenta desperte o interesse em usufruir dos recursos do Moodle uma vez que traz benefícios em termos de praticidade e eficiência.
Palavras-chave: Avatar Animado, Moodle, Auxílio Docente

Referências

[Antonino and Freire 2018] Antonino, M. R. L. and Freire, E. S. S. (2018). Avaliação dausabilidade da interface do ambiente virtual moodle: Uma visão dos alunos do curso de licenciatura em computação. Anais do Computer on the Beach, pages 258–267.


[Brooke et al. 1996] Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.


[Correia et al. 2015] Correia, C. L., Montan ́e, F. A. T., and del Real Tamariz, A. (2015). Processo de criação e desenvolvimento de um agente pedagógico animado 3d para ambientes virtuais de aprendizagem.InterSciencePlace, 1(29).


[Cunha-Araújo et al. 2012] Cunha-Araújo, I. M. Z., Salazar-Silva, J. R., D’Assunção, F.L. C., and de Melo, Â. B. P. (2012). Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (moodle). uso do questionário de auto-avaliação colles. Revista da ABENO, 12(2):163–169.


[Harrati et al. 2016] Harrati, N., Bouchrika, I., Tari, A., and Ladjailia, A. (2016). Exploring user satisfaction for e-learning systems via usage-based metrics and system usability scale analysis. Computers in Human Behavior, 61:463–471.


[Maciel et al. 2014] Maciel, A. M., Rodrigues, R. L., and Carvalho, E. C. (2014). Desenvolvimento de um assistente virtual integrado ao moodle para suporte a aprendizagem online. In Brazilian Symposium on Computers in Education, volume 25, page 382


[Mozzaquatro and Medina 2008] Mozzaquatro, P. M. and Medina, R. D. (2008). Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar.RENOTE, 6(1).


[Neves et al. 2019] Neves, A. L., Paiva, S. C., Rocha, L., and Albergaria, E. (2019). Explorando recursos e atividades do moodle. In Anais do 25 Congr. Intern. ABED de Educação a Distância, 2019, pages 1–8. Associação Bras. de Educação a Distância.


[Nielsen et al. 1994] Nielsen, J., Mack, R. L., et al. (1994). Usability inspection methods, volume 1. Wiley New York.


[Nielsen and Molich 1990] Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proc SIGCHI Conf Human Factors in Comp. Syst, pages 249–256. ACM.


[Nunes 2007] Nunes, C. (2007). Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio teixeira (1900-1971). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 81(197).


[Paschoal et al. 2016] Paschoal, L. N., Mozzaquatro, P., Krassmann, A. L., and Binelo, M. O. (2016). Ubibot: Agente inteligente consciente do contexto de aprendizagem do usuário integrado ao ambiente moodle. In XXI Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE), pages 95–104.


[Rauschenberger et al. 2013] Rauschenberger, M., Schrepp, M., Cota, M. P., Olschner, S.,and Thomaschewski, J. (2013). Efficient measurement of the user experience of interactive products. How to use the user experience questionnaire (ueq). example: Spanish language version. Int. Journal of Art. Intellig. and Interact. Multimedia. 2(1): 39–45.


[Santos et al. 2019] Santos, J. R., Pimentel, E., Dotta, S. C., and Botelho, W. (2019). Estudo comparativo de plugins moodle para análise e acompanhamento da aprendizagem. In Anais do XXX Simpósio Bras. de Informática na Educação (SBIE 2019). SBC.


[Sousa 2016] Sousa, M. I. d. (2016). Analisando a interface do moodle: problemas de usabilidade.Revista Multitexto, 4(01).


[Ugulino et al. 2009] Ugulino, W., Marques, A. d. M., Pimentel, M., and Siqueira, S. W.(2009). Avaliação colaborativa: um estudo com a ferramenta moodle workshop. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis/SC.


[Zago and Polino 2017] Zago, G. d. S. and Polino, C. d. A. (2017). Interfaces, usabilidade eambientes virtuais de aprendizagem: uma avaliação heurística do ava ufpel. Cadernos da Escola de Comunicação, 1(14).
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FREITAS, Isabella M.; PAIVA, Sofia L. Costa. ADA: Avatar Animado para o Moodle como Auxílio Docente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 722-731. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.722.