Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática

  • Giulia T. Monteiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Diana F. Adamatti Universidade Federal do Rio Grande

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a utilização de Serious Games e Neurofeedback como mecanismo de apoio para o tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A revisão busca apresentar os resultados metodologicamente mais fortes dessa área e verificar se essa alternativa é acessível, aplicável e eficaz. Desse modo, são descritas e analisadas as soluções propostas, apontando as características significativas e as limitações desses estudos. Os resultados demonstraram ogrande potencial que essa tecnologia possui como um instrumento de acompanhamento e engajamento, além de fornecer um método confiável e acessível para o aperfeiçoamento cognitivo, sendo uma grande aliada para o desenvolvimento social e acadêmico de indivíduos com TDAH.
Palavras-chave: TDAH, Jogos Sérios, Neurofeedback

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Publicado
24/11/2020
MONTEIRO, Giulia T.; ADAMATTI, Diana F.. Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 752-761. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.752.