Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática

  • Giulia T. Monteiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Diana F. Adamatti Universidade Federal do Rio Grande

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a utilização de Serious Games e Neurofeedback como mecanismo de apoio para o tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A revisão busca apresentar os resultados metodologicamente mais fortes dessa área e verificar se essa alternativa é acessível, aplicável e eficaz. Desse modo, são descritas e analisadas as soluções propostas, apontando as características significativas e as limitações desses estudos. Os resultados demonstraram ogrande potencial que essa tecnologia possui como um instrumento de acompanhamento e engajamento, além de fornecer um método confiável e acessível para o aperfeiçoamento cognitivo, sendo uma grande aliada para o desenvolvimento social e acadêmico de indivíduos com TDAH.
Palavras-chave: TDAH, Jogos Sérios, Neurofeedback

Referências

Alchalabi, A. E., Shirmohammadi, S., Eddin, A., and Elsharnouby, M. (2018). Focus: Detecting adhd patients by an eeg-based serious game. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, PP:1–9.


Barba, M., Covino, A., De Luca, V., De Paolis, L., D’Errico, G., Bitonto, P., Gestore, S., Magliaro,S., Nunnari, F., Paladini, G., Potenza, A., and Schena, A. (2019). Bravo: A gaming environment for the treatment of adhd. In Augmented Reality, Virtual Reality, and Computer Graphics, pages394–407.


Barbosa, A. F. (2012). Um sistema inteligente de classificação de sinais de eeg para interface cérebro-computador. Master’s thesis, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Blandon, D., Muñoz, J., Lopez, D., and Henao, O. (2016). Influence of a bci neurofeedback videogame in children with adhd. quantifying the brain activity through an eeg signal processing dedicated toolbox. In 2016 IEEE 11th Colombian Computing Conference (CCC), pages 1–8.


Castro, C. and Lima, R. (2018). Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(tdah) na idade adulta. Revista Psicopedagogia, 35:61–72.


Coutinho, G., Mattos, P., Araújo, C., and Duchesne, M. (2007). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: contribuição diagnóstica de avaliação computadorizada de atenção visual. Revista De Psiquiatria Clinica - REV PSIQUIATR CLIN, 34.


Jou, G., Amaral, B., Riota, C., Schaefer, L., and Zimmer, M. (2010). Transtorno de d éficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia Em Estudo, 23.


Lee, X., Koukouna, E., Lim, C., Guan, C., Lee, T., and Fung, D. (2015). Can we play with adhd? an alternative game-based treatment for inattentive symptoms in attention-deficit/hyperactivity disorder. In Subconscious Learning via Games and Social Media, pages 69–86, Singapore. Springer Singapore.


Lim, C., Lee, T., Guan, C., Fung, D., Zhao, Y., Teng, S., Zhang, H., and Krishnan, K. (2012). A brain-computer interface based attention training program for treating attention deficit hyperactivity disorder. PloS one, 7.


Mercado, J., Espinosa Curiel, I., Escobedo, L., and Tentori, M. (2018). Developing and evaluating a bci video game for neurofeedback training: the case of autism. Multimedia Tools and Applications, 78.


Monaco, A., Sforza, G., Amoroso, N., Antonacci, M., Bellotti, R., de Tommaso, M., Bitonto, P., Di Sciascio, E., Diacono, D., Gentile, E., Montemurno, A., Ruta, M., Ulloa, A., and Tangaro, S.(2018). The person project: a serious brain-computer interface game for treatment in cognitive impairment. Health and Technology, 9:1–11.


Neurosaber (2016).Características de jovens e crianças com tdah. https://bit.ly/2t8lXph. Acesso em: 07-07-2020.


Oliveira, L., Ishitani, L., and Cardoso, A. (2013). Jogos computacionais e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Revisão sistemática de literatura. Taller Internacional de Software Educativo.


Park, K. E., Kihl, T., Park, S., Kim, M.-J., and Chang, J. (2018). Fairy tale directed game-based training system for children with adhd using bci and motion sensing technologies. Behaviour Information Technology, 38:1–14.


Rohani, D. and Puthusserypady, S. (2015). Bci inside a virtual reality classroom: a potential training tool for attention. EPJ Nonlinear Biomedical Physics, 3.


Savi, R. and Ulbricht, V. (2008). Jogos digitais educacionais: Beneficios e desafios. RENOTE, 6.


Souza, I., Serra-Pinheiro, M., Fortes, D., and Pinna, C. (2007). Dificuldades no diagnóstico de tdah em crianças. Jornal Brasileiro De Psiquiatria, 56.


Thomas, K. P., Vinod, A., and Guan, C. (2013). Design of an online eeg based neurofeedback game for enhancing attention and memory. Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, 2013:433–436.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MONTEIRO, Giulia T.; ADAMATTI, Diana F.. Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 752-761. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.752.