A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura

Resumo


A Tecnologia Assistiva (TA) torna-se um importante instrumento de inclusão, promovendo a autonomia da Pessoa com Deficiência (PcD) em diferentes contextos. Neste sentido, este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura, cujo objetivo é investigar os avanços no uso dos recursos e serviços de TA para a inclusão da PcD no âmbito educacional, bem como disponibilizar um catálogo com os recursos digitais identificados. Um total de 12.279 estudos primários foram analisados entre os anos de 2010 e 2019, e ao final, 104 foram incluídos no mapeamento. Os resultados identificaram um destaque as deficiências visual e auditiva com maior quantidade de recursos de TA desenvolvidos, além das dificuldades e benefícios relatados durante o seu uso.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Pessoa com Deficiência, Mapeamento Sistemático da Literatura, Catálogo Online

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Publicado
24/11/2020
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CANDIDO DE MELO, Ana Carolina ; RAMOS SOUZA, Ellen Polliana ; VIEIRA LIMA, José Vinícius. A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 782-791. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.782.